Conferência do CGI.br abre debate sobre Governança da Internet na Paraíba

2 min de leitura
Imagem de: Conferência do CGI.br abre debate sobre Governança da Internet na Paraíba

Representantes da sociedade civil, academia, empresas e Governos estarão reunidos, em novembro, para participarem do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), que será sediado em João Pessoa (PB) de 10 a 13/11.

Para iniciar aos debates sobre Governança da Internet que acontecerão durante todo o evento, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promoverá, no dia 09/11, a 9ª Conferência do Ciclo "CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet", que colocará em pauta  a Governança Democrática e Colaborativa, um dos princípios do decálogo do CGI.br.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“A governança da Internet deve ser exercida de forma transparente, multilateral e democrática, com a participação dos vários setores da sociedade, preservando e estimulando o seu caráter de criação coletiva”, diz o decálogo do Comitê Gestor. Na prática, esse é o modelo de governança adotado pelo CGI.br, que é referência para outros países, destaca o coordenador Virgilio Almeida.

“Também foi com base na colaboração que surgiu a lei do Marco Civil da Internet, igualmente reconhecida no exterior. As iniciativas que envolvem a Internet não podem estar desassociadas de um amplo e contínuo diálogo entre os setores", considera.

Atrações do evento

O evento contará com dois painéis, que terão a participação de especialistas com extenso currículo internacional: o primeiro, intitulado “Experiências Brasil e Itália”, será mediado por Virgilio Almeida, coordenador do CGI.br, e terá apresentações de Juan Carlos de Martin, Professor de Engenharia da Computação no Instituto Politécnico de Torino e um dos fundadores e diretores do NEXA Center for Internet & Society; Carlos Alberto Afonso, um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil e conselheiro do CGI.br; e Ronaldo Lemos, diretor-fundador do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro, Diretor do projeto Creative Commons no Brasil e Membro do Conselho de Administração da Fundação Mozilla.

Em seguida, Flávio Wagner, que é membro do CGI.br eleito pela Comunidade Científica e Tecnológica, mediará o segundo painel, “Conferência CGI.br 20 anos - Governança democrática e colaborativa”, do qual participarão os especialistas Urs Gasser, diretor executivo do Centro para Internet e Sociedade de Berkman na Universidade de Harvard; Markus Kummer, Coordenador Executivo do Secretariado de apoio ao Fórum de Governança da Internet (IGF); e Stefano Rodotá, professor de Direito da Universidade de Roma e Presidente do Conselho de Administração da Universidade de Torino.

O conselheiro Flávio Wagner, que também faz parte do Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o Secretário-Geral da ONU na organização do IGF, lembra que a Conferência será um aquecimento importante para as discussões que acontecerão no evento. "O tema do IGF deste ano propõe capacitar o desenvolvimento sustentável. E para viabilizar essa capacitação, é necessário que os modelos de governança sejam verdadeiramente transparentes e colaborativos", declara.

O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, será realizado no Hotel Tropical Tambaú, a partir das 18h45. Aqueles que não estiverem na cidade poderão acompanhar a transmissão ao vivo por meio do site.

Agenda

  • Conferência “CGI.br 20 anos – Governança Democrática e Colaborativa”
  • 09 de novembro (segunda-feira), às 18h45
  • Hotel Tropical Tambaú
  • Av. Almirante Tamandaré, 229 – Tambaú, João Pessoa (PB)
  • Evento gratuito e aberto a todos os interessados
  • Transmissão ao vivo a partir das 19h30 no site
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.