Internet comemora hoje 45 anos de história

1 min de leitura
Imagem de: Internet comemora hoje 45 anos de história

Quando surgiu a internet? Com o nascimento da Rede Mundial de Computadores (World Wide Web, ou simplesmente WWW)? Ou com a adoção do protocolo TCP/IP? Especialistas divergem sobre a data inicial, mas há um consenso: a primeira conexão host-to-host da ARPANET entre a Universidade da Califórnia (UCLA) e a Universidade de Standford em 29 de outubro de 1969 é uma data marcante na história do sistema e por isso é considerado o seu aniversário.

Há inclusive um documento que comprova esse momento (imagem acima), armazenado pelos pesquisadores da UCLA. De acordo com as informações, a primeira transmissão foi realizada às 22h30, quando houve uma conversa entre o computador da UCLA (um SDS Sigma 7) e o “SRI” (uma referência ao SDS 940, o computador da Universidade de Standford) host-to-host, que estava cerca de 560 km de distância.

Na foto acima, vemos os pesquisadores da ARPANET em torno de um teletipo (uma máquina de escrever eletromecânica que transmitia dados). Abaixo, você confere uma imagem da famosa sala 3420 Boelter Hall, localizada nos porões da UCLA, onde a internet nasceu.

A primeira mensagem transmitida

Durante a transmissão da primeira mensagem, os engenheiros de ambas as universidades estavam ao telefone para averiguar o sucesso da comunicação. Bill Duvall, um dos pesquisadores, digitou a letra “L” e perguntou ao correspondente do outro lado da linha se eles tinham recebido. A resposta foi positiva.

Em seguida, foi enviada e recebida e letra “O”. Mas quando eles tentaram transmitir a letra “G”, o computador parou de funcionar. A expectativa era enviar a palavra “Login”, mas o resultado foi apenas um “Lo”. O jornal dos estudantes da ULCA celebrou o feito com a manchete “computadores do país ligados aqui por primeiro”, como você pode ver na imagem abaixo. Era a revolução da internet, que ainda não havia sido anunciada como tal.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.