Quantos websites existem na internet hoje?

1 min de leitura
Imagem de: Quantos websites existem na internet hoje?
Imagem: The Corbet Report

Todos nós sabemos que a internet é gigantesca, que conecta quase todas as partes do mundo e que continua crescendo. Mas você tem alguma ideia de quantos websites existem hoje? De acordo com a Internet Live Stats, o número está perto de 1 bilhão, mas muda constantemente. Para ser mais exato, o serviço contava 936.444.500 no momento desta publicação. Você pode ver o aumento frenético em tempo real aqui.

Em contrapartida, estima-se que a média mundial para o tempo de vida de uma página na web é de apenas 100 dias. Ou seja, a maioria dos sites existentes hoje nasce e morre em menos de quatro meses. Segundo o The Atlantic, essa média já foi bem pior, quando em 1990 o tempo era de somente 44 dias.

De lá até o ano passado, entretanto, a internet tinha crescido assustadoramente, cerca de 33 milhões por cento, uma taxa praticamente sem precedentes para qualquer outra criação da humanidade. Segundo a Internet Live Stats, ainda não atingimos a marca de um bilhão de endereços ativos na rede, mas isso deve acontecer até o fim de 2015 ou em algum momento de 2016. Veremos!

O deus Google

Outros dados absurdos sobre a web têm relação com sites que consideramos icônicos nesse meio virtual. O buscador da Google, por exemplo, processava cerca de 3 milhões de pesquisas diariamente em 1999 e, em 2000, pulou para 18 milhões.

Os últimos dados oficiais a esse respeito dizem que o Google processou 3,5 bilhões de buscas em 2012. Segundo a Internet Live Stats, até a hora dessa publicação, o buscador já tinha marcado quase 3 bilhões no dia de hoje, tendo ainda muitas horas pela frente até o dia terminar.

Com base nesses números, é possível perceber a dificuldade em atribuir um “tamanho” para a internet, uma vez que ela cresce e decresce muito rápido, e, quando grandes saltos acontecem, ninguém consegue saber exatamente o porquê.  Sendo assim, só podemos imaginar que a rede mundial de computadores é realmente grande e impressionante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.