Desde o início da era da informática, o homem sempre buscou aperfeiçoar a transmissão de dados para facilitar a comunicação. Antes do boom da internet, tudo era mais difícil, pois não haviam meios satisfatórios para as  trocas de documentos. Para tentar resolver este problema, dispositivos móveis foram criados para facilitar a troca de documentos e/ou arquivos entre os usuários. Há alguns anos, a ferramenta mais utilizada para o transporte de dados eram os disquetes.

Eles foram inventados em 1971 e, na época, armazenavam apenas 80 KB. Assim como a informática evoluiu, os disquetes também e, em 1991 já armazenavam até 2.88 MB, uma quantidade de armazenamento muito superior à dos primeiros dispositivos. Mas na medida em que a capacidade dos disquetes aumentou, o tamanho dos arquivos também, e os velhos disquetes entraram em extinção. Em seu lugar entraram os CDs, DVDs, pendrives, cartões de memória, email, mensageiros instantâneos e rede locais.

Primeiros disquetes.APERTADINHO

Mesmo com dispositivos e compartilhadores cada vez mais potentes e com mais capacidade, devido à grande troca de arquivos através da internet, é cada vez mais comum nos depararmos com arquivos compactados. Um arquivo é compactado para que ele diminua seu tamanho físico, ou seja, fique menor. Diminuindo um arquivo é mais fácil transmiti-lo pela internet.



Formatos  


Como compactar arquivos é uma tarefa comum atualmente, há uma enxurrada de formatos e aplicativos disponíveis para você deixar seus arquivos menores. Os formatos mais comuns para compressão são o RAR, ZIP, ACE, ARJ, BZ2, CAB, GZ, ISO, JAR, LZH, TAR, UUEncode, 7Z e Z. Na mesma proporção de formatos, há programas que executam esta tarefa. Os mais famosos da categoria são o WinRAR e o WinZIP, porém são pagos e, por isso, estão perdendo espaço  no mercado.

APRESENTAÇÃO

Para você que precisa de um compactador, mas está se batendo atrás de uma alternativa ao WinRAR ou WinZIP, vamos mostrar neste tutorial como usar uma ótima opção de compactador: IZArc. Entre as vantagens deste aplicativo estão: extrai ou compacta dados de arquivos simultaneamente, leveza, visual moderno, fácil de usar e claro, gratuito.

Yeah!

PRIMEIROS PASSOS

Obviamente, o primeiro passo a ser dado é a instalação. Como ela não reserva nenhum segredo, vamos pular para a utilização do aplicativo. Assim que o aplicativo abrir você vai se deparar com uma tela igual a esta.

Interface.

Ela vai estar em branco, portanto para você começar a usar o programa você tem duas opções: ou ter uma pasta para descompactar ou criar uma e compactar seus arquivos. Para você não ter mais frio na espinha quando ouvir falar em compactar arquivos, vamos começar criando uma pasta compactada.

CRIANDO SUA PASTA COMPACTADA

Criar sua pasta com arquivos é muito simples, pois tudo o que você precisa fazer é escolher quais arquivos deseja compactar e clicar com o botão direito do mouse sobre ele.

Adicionando arquivos.

Depois que selecionar quais arquivos quer compactar, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, escolha “IZArc/Adicionar ao arquivo”.

Adicione seu arquivo para compressão.

Clicando em “Adicionar ao arquivo” uma tela igual a esta é aberta:

Configuração.

Nela, é possível configurar o formato que você deseja transformar seus arquivos. Há onze opções diferentes e para escolhê-las, clique na seta ao lado da caixa de diálogo. Os formatos oferecidos pelo programa são os mais variados e todos servem para compressão. Para evitar dores de cabeça, mantenha o formato ZIP, porque ele é o mais comum.

Formatos disponíveis.

Também é possível escolher a qualidade da compressão, ou seja, comprimir o máximo possível o arquivo. O IZArc oferece taxa de  aproximadamente 16% de compressão. Assim que configurar as opções clique em “Adicionar” e pronto! Seu arquivo ZIP está criado e estará disponível no diretório (lugar) que você definiu.

ABRIR ARQUIVOS COMPACTADOS

Muitas vezes precisamos enviar vários arquivos para uma pessoa, mas acabamos perdendo muito tempo enviando um por um. Se você utilizar um compactador de arquivos, é possível agrupar diversas fotografias, por exemplo, em uma pasta e enviar de uma só vez pelo MSN para um amigo. Agrupar arquivos é mais uma ferramenta oferecida pelo IZArc.Abre!

ABRE-TE SÉSAMO!

Assim como criar um arquivo compactado, descompactar arquivos é muito fácil. Depois de instalar o IZArc, sempre que você clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo, as opções de compactação/descompactação estarão sempre à mão.

Imagine que você está no MSN e um colega envia um arquivo com a extensão RAR ou ZIP. Não precisa se desesperar, pois estas extensões são as utilizadas para a compactação, mas isso você já sabe. Então, salve o arquivo, de preferência na Área de Trabalho, e clique com o botão direto do mouse sobre a pasta compactada que você acabou de receber. Em seguida, clique em “Abrir” e pronto! Seus arquivos já estão todos descompactados e prontinhos para usar.

Se preferir, é possível utilizar outras ferramentas, como: “Extrair para” para salvar os documentos em locais específicos que você define; “Extrair aqui” para mandar os arquivos para o Desktop; “Extrair para a pasta” para enviar seus arquivos para pastas específicas, por exemplo, enviar arquivos para a “pasta de documentos descompactados”; “Enviar e-mail como anexo” para automaticamente você enviar a pasta compactada por email.

Ferramentas extras.

FACILIDADES

Uma das vantagens do IZArc perante seus concorrentes é, sem dúvida, a facilidade de uso, a interface  moderna e ser completamente em português. Estes pontos tornam qualquer software uma ótima opção, pois evitam aborrecimentos porque tudo é muito fácil de encontrar. Outra ferramenta interessante do aplicativo é a possibilidade de testar todos os arquivos antes de abri-los. Isso é muito útil, pois nem sempre recebemos arquivos bons, ou seja, que funcionam corretamente, desta maneira é possível verificá-los antes de abrir.

Confira antes de abrir.

Além de ser fácil utilizar as ferramentas do IZArc, pois tudo o que você precisa fazer é clicar com o mouse sobre as pastas que deseja trabalhar, também é possível arrastar os arquivos para  dentro do programa.

IZArc também é capaz de abrir ou extrair diversos formatos de arquivos, tais como: 7-ZIP (7Z), A, ACE, ARC, ARJ, B64, BH, BIN, BZ2, BZA, C2D, CDI, CAB, CPIO, DEB, ENC, GCA, GZ, GZA, HA, IMG, ISO, JAR, LHA, LIB, LZH, MBF, MDF, MIM, NRG, PAK, PDI, PK3, RAR, RPM, TAR, TAZ, TBZ, TGZ, TZ, UUE, WAR, XXE, YZ1, Z, ZIP e ZOO.

Então chega de crise na hora de descompactar ou compactar um arquivo, pois você viu que com a ajuda e suporte de um bom aplicativo, tudo fica mais fácil.

Cupons de desconto TecMundo: