Como travar a tela do Windows com transparência

2 min de leitura
Imagem de: Como travar a tela do Windows com transparência

Travar a tela do computador é uma maneira rápida de se prevenir contra pessoas que queiram mexer no seu PC enquanto você não está por perto. Porém, muitas pessoas não querem colocar uma senha de usuário, ou querem deixar algum aplicativo rodando (como um tocador música, por exemplo) enquanto o computador está travado. Saiba como isso é possível!

Para fazer isso, você vai precisar baixar este aplicativo, o ClearLock, na sua máquina. Não é preciso instalá-lo, basta abrir a versão compatível com o seu computador (x64 para 64-bit e x86 para 32-bit).

Ao iniciar o programa pela primeira vez, uma janela é aberta na qual você precisa digitar uma senha e confirmá-la. Esta é a única configuração que você precisa fazer no programa. Escolha uma combinação fácil de lembrar, porém difícil de ser descoberta.

Configure uma senha para o aplicativo

Assim que você escolher a palavra ou combinação que destrava o programa, clique em “Save” e o software automaticamente tranca o seu computador, já com a senha cadastrada. Um dos diferenciais deste método é que desta forma, apesar de não ter como acessar e mexer nos programas, é possível visualizar a tela do PC e tudo o que está aberto.

Essa transparência é o que diferencia esse método do tradicional, que é travar o computador com uma senha de usuário, pois com esse método é possível deixar os programas rodando (já que não se trata de um modo de colocar a máquina em modo de espera), ouvir música com um player, entre outros. Se você não deseja que as pessoas consigam ver o que você está fazendo, apenas minimize a janela e não será possível visualizar seu conteúdo.

Alguém mexeu aqui?

O ClearLock tem uma pequena funcionalidade que pode ser muito útil para saber se alguém tentou acessar o seu computador. Se a senha for digitada errada pelo menos uma vez, ao destravar o programa ele mostra uma caixa de diálogo informando isso.

Indicação de senha incorreta digitada

Dessa forma você pode saber que, mesmo não conseguindo, alguém tentou entrar no seu computador sem a sua autorização. Outra proteção fornecida é que, se a senha for digitada errada três vezes em um intervalo pequeno de tempo, o programa trava completamente o PC por 5 minutos. Isso dificulta a ação de alguém que queira descobrir a senha tentando várias combinações.

Exclua o arquivo para mudar de senha

Se você quiser trocar a senha, basta deletar o arquivo de texto que é criado na pasta do ClearLock, com o mesmo nome do aplicativo. Isso apaga as configurações e, ao abrir o programa novamente, você pode escolher uma nova combinação de segurança.

Se você gostou deste artigo, fique de olho! O Baixaki tem diversos tutoriais e novidades com dicas de segurança para você proteger o seu computador!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.