Criança aprendendo a mexer no PC.

A AVG Technologies publicou em seu blog o resultado de uma pesquisa, realizada no segundo semestre de 2010, que constatou que a maioria das crianças aprende a utilizar o computador antes de andar de bicicleta ou amarrar os cadarços, por exemplo. O estudo obteve sua amostra estatística entrevistando 2,2 mil pais que possuem acesso à internet e filhos com idades entre dois e cinco anos.

De acordo com a pesquisa, 58% das crianças aprendem primeiro a jogar no computador contra 20% a nadar e 52% a andar de bicicleta. O informativo da AVG explicita que 69% dos pequenos de até cinco anos opera um mouse com propriedade, mas somente 11% desses sabem amarras seus cadarços. Outro dado preocupante levantado é que 28% dos jovenzinhos conseguem realizar chamadas de um celular, porém, apenas 20% tem a consciência de ligar para o número de emergência em momentos necessários.

As drásticas mudanças culturais nas últimas 3 décadas, advindas das tecnologias de informação e comunicação, tem feito com que as crianças descubram as ferramentas de um PC antes de dominar habilidades comuns ao nosso dia a dia. Especialistas consultados entendem que esse tipo de aprendizado será importante para o futuro das crianças. Porém, é necessário um monitoramento constante dos pais em relação ao tempo de uso dos computadores, pois isso pode afetar o desenvolvimento social e psicológico dos jovens.

Cupons de desconto TecMundo: