A mudança do quilo

1 min de leitura
Imagem de: A mudança do quilo

Quilograma

O quilograma é definido atualmente por um objeto de platina e irídio que fica armazenado no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, na França. Esta medida, utilizada até os dias de hoje, pode sofrer variação.

O problema, segundo especialistas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, é que a massa deste objeto varia com o tempo. Atualmente, institutos de cinco países (Alemanha, Estados Unidos, França, Japão e Suíça) estão trabalhando para tentar definir a unidade de forma não arbitrária – ou seja, não se baseando por um objeto.

Esta pesquisa está dividida em duas vertentes. A primeira pretende estabelecer o quilo a partir do número de átomos em uma matéria mínima que pode ser pesada - este é o projeto Avogrado.

A outra vertente tem um processo mais complexo e é, também, a pesquisa com mais chances de se concretizar. Os cientistas pretendem aprimorar o valor da Constante de Planck, representada por "h", para poder determinar a massa de um objeto.

Este projeto tem como objetivo dar mais precisão ao Sistema Internacional de Medidas, fazendo com que as pesquisas desenvolvidas tenham maior consistência e uniformidade de dados. A mudança pouco será sentida por nós, mas pode trazer grandes melhorias para o avanço tecnológico.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.