Até algum tempo atrás saber fazer sites era coisa para especialistas. Apesar disso ter ficado bem mais fácil de uns anos pra cá, para quem nunca se aventurou nem a ter um blog, botar uma página no ar pode parecer um bicho de sete cabeças. Se esse é o seu caso, confira abaixo tudo que você precisa para ter uma página na internet em pouco tempo:

1 – Ter uma ideia do que você quer em seu site

Tem gente que sabe que precisa criar uma página para sua empresa ou um site pessoal, mas não faz nem ideia de que informações quer passar aos visitantes. Antes de começar qualquer coisa, sente e se coloque no lugar de quem vai acessar sua página. Quais informações essa pessoa vai procurar? Quais conteúdos seriam importantes para ela?

Também é importante já ter uma identidade visual ou ter em mente qual estilo combina mais com seu site. Ele vai ser todo colorido e descolado? Ou é algo mais sério?

2 – Alguém para fazer o site (pode ser você mesmo!)

Agora é o momento de decidir se você vai contratar alguém para fazer o site ou se vai faze-lo sozinho. Ter um webdesigner ou uma agência para fazer o trabalho é mais caro, mas também significa não ter que se preocupar e nem investir seu próprio tempo. 

Porém, se você não quer gastar muito e tem disposição para colocar a mão na massa, existem várias ferramentas online de criação de sites. Nesse caso, o investimento financeiro é bem menor e o trabalho pode ficar pronto em menos tempo. Como essas ferramentas são feitas para quem não entende de programação, qualquer pessoa que sabe mexer em um mouse também consegue fazer um site.

3 – Uma hospedagem ou uma ferramenta de criação de sites

Se você optou por contratar alguém para fazer seu site, vai precisar também de uma hospedagem. O serviço de hospedagem é que vai ser responsável por guardar os arquivos de seu site e disponibiliza-los para os visitantes. Pode parecer complicado, mas você pode pedir ajuda ao webdesigner ou à agência para fazer a contratação desse serviço. 

Agora, se você optou por fazer um site usando um criador de sites, não precisa se preocupar com isso. Em geral, esses serviços já colocam seu site no ar sem a necessidade de uma hospedagem.

4 – Um domínio bacana

Não importa se você contratou alguém ou fez o trabalho sozinho. Seu site precisa de um domínio, que é o endereço do seu site (aquele terminado em .com.br, .net etc). Para ter um domínio você precisa ir ao site de alguma empresa que presta o serviço de registro, como a Locaweb.

Primeiro, é preciso fazer uma pesquisa para ter certeza de que nenhuma outra pessoa já está usando esse endereço. Se ele estiver disponível, basta fazer pagar cerca R$40 por ano (o valor pode variar de empresa para empresa) para ser dono do domínio.

Um domínio bacana é algo curto e simples, que seja fácil de digitar. Também é importante que seja uma palavra que descreva seu serviços, pois isso ajuda os mecanismos de buca a encontrar seu site.

.....

Este publieditorial foi patrocinado pela Locaweb, que oferece a ferramenta Criador de Sites 2.0. Por R$ 6,90 por mês você cria seu site sozinho e ainda ganha email personalizado e um ano de domínio grátis. Gostou? Então conheça o Criador de Sites 2.0.

Cupons de desconto TecMundo: