João Pessoa sediará a décima edição do Fórum de Governança da Internet

2 min de leitura
Imagem de: João Pessoa sediará a décima edição do Fórum de Governança da Internet
Imagem: Facebook

A capital do estado Paraíba foi escolhida para sediar a próxima edição do Fórum de Governança da Internet (Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento deve ocorrer entre os dias 9 e 13 de novembro no Centro de Convenções de João pessoa. Trata-se da primeira vez em que o encontro é realizado em um estado da região Nordeste.

De acordo com os organizadores, o fórum deve receber cerca de três mil pessoas vindas de 130 países. Conforme reportou o Diário Oficial do Governo da Paraíba, o governador do estado, Ricardo Coutinho, assinou na última terça-feira (17) o protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o Centro Gestor da Internet (CGI), em convênio firmado no Palácio da Redenção.

Novas diretivas para a gestão da internet

De acordo com o referido diário, representantes da ONU, do Itamaraty e do CGI devem permanecer na capital até a próxima sexta-feira (20), a fim de visitar a sede do fórum.

Em nota oficial, o secretário da Infraestrutura, dos Recursos Humanos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo Lins Filho, ressaltou a importância da realização do evento, que contará com a participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, da presidente Dilma Roussef, de chefes de estado, de empresários e de pessoas ligadas a entidades associadas à Tecnologia da Informação.

“No mundo, hoje, discute-se qual é a melhor maneira de se fazer a gestão da internet. Esse é um dos mais importantes eventos já realizados ao longo desses anos, primeiro porque é o encerramento de um ciclo e, segundo porque daqui de João Pessoa talvez saia uma carta que seja um indicativo para padronização desse tipo de governança”, disse o secretário.

Azêvedo ressaltou também os eventos paralelos que devem ocorrer na cidade por conta do encontro. “É um evento que, sem sombra de dúvidas, vai mexer com a cidade toda pela sua importância”, afirmou

Realizado desde 2006

O Fórum de Governança da Internet foi criado pela Organização das Nações Unidas em 2006 pelo então secretário-geral, Kofi Annan, tendo sido realizado anualmente em vários países desde então. Embora seja a primeira vez em que um estado do Nordeste servirá como sede, o evento já havia passado por aqui em 2007, tomando como sede a cidade do Rio de Janeiro. No ano passado, o IGF foi realizado na Turquia.

O IGF surgiu a partir da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação (CMSI), entidade com mandato de cinco anos, renovado em 2010 — de forma que a décima edição sediada por João Pessoa será a última do segundo ciclo. Espera-se que a ocasião recomende a renovação de mandato por mais cinco anos, pauta que deve ser apreciada durante a Assembleia Geral da Onu, prevista para ocorrer em dezembro deste ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.