Internet

Internet brasileira se assemelha à americana, segundo especialista

Você notou uma melhoria na internet brasileira nos últimos anos? O professor John Cioffi disse que o Brasil está no rumo certo e possui uma internet semelhante à americana

Avatar do(a) autor(a): Vinicius Munhoz

03/02/2015, às 17:23

Internet brasileira se assemelha à americana, segundo especialista

Fonte:

Imagem de Internet brasileira se assemelha à americana, segundo especialista no site TecMundo

A conexão da internet brasileira é um alvo para as reclamações dos consumidores de tempos em tempos. Mas e se te dissessem que nossa internet é tão boa quanto a americana? E, ainda por cima, mais barata? Pode parecer chocante para algumas pessoas, mas de fato o nosso serviço de banda larga está melhorando.

Em uma entrevista à Folha, o professor da Universidade Stanford John Cioffi disse que o Brasil possui uma concorrência saudável na internet fixa, enquanto os americanos podem optar somente por duas operadoras que oferecem preços altos – cerca de US$ 150, que beira os R$ 400 – e um “serviço muito pobre”.

Cioffi é também o fundador da Assia, uma empresa que trabalha com conexões de diversos países. “Muitas vezes não se sabe onde está o mau funcionamento. Pode ser no roteador do consumidor, na rede ou no serviço”, disse o empresário, que acredita que quase sempre há mais de um culpado pela conexão ruim.

A infraestrutura também não ajuda

Um dos grandes problemas para o consumidor não é a velocidade oferecida, e sim a estabilidade da conexão. Segundo o especialista, as operadoras de internet preferem investir em uma infraestrutura de baixa qualidade, que em horários de pico pode ficar congestionada e atrapalhar a experiência do cliente.

Se somarmos a este fator o tamanho cada vez maior das mídias – como os vídeos 4K do Netflix –, o resultado é uma sobrecarga grande no tráfego de dados. Ou seja, o consumidor tem problemas em possuir uma conexão constante em horários diversos do dia, que deveria ser a mesma tanto às 19h quanto às 3h.

John Cioffi disse ainda que o Brasil tem progredido e ruma para se tornar uma nação desenvolvida em termos de internet. E você, o que acha? Notou uma melhoria significativa no serviço de banda larga provido pelas operadoras nos últimos anos?



Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.