Fonte do vídeo: Willow Garage

Estamos numa era em que estar presente em somente um lugar ao mesmo tempo já não é o suficiente. Recentemente, empresas nos Estados Unidos e Japão descobriram como solucionar o problema e começaram a adotar o sistema de presença remota em seus escritórios.

O sistema permite a comunicação entre pessoas em lugares diferentes sem prendê-las a uma sala de videoconferência ou a um engarrafamento durante o trajeto ao escritório. O sucesso da ideia faz especialistas pensarem que a prática se tornará popular em 2011.

Os movimentos do boneco são controlados via navegador. Essa mobilidade permite que o usuário “ande” pelo escritório e fale em particular com pessoas específicas indo à sala delas, sem a necessidade de limitar que todas as conversas sejam dentro de uma sala de videoconferência ou de encontrar seus colegas online. Além disso, esse método permite que pessoas doentes trabalhem em casa sem espalhar seus germes pelo escritório.

As empresas californianas Texai e Anybots desenvolvem esses “robôs” e os vendem por preços que giram em torno dos 15 mil dólares, todavia, os materiais usados para a construção de um boneco simples de presença remota não são exatamente difíceis de serem encontrados: basta juntar monitor, webcam, microfone e alto-falantes a um “cabideiro com rodas”, e desenvolver um programa que controle seus movimentos.

Cupons de desconto TecMundo: