Headset usa a mente para jogar e controlar o computador

1 min de leitura
Imagem de: Headset usa a mente para jogar e controlar o computador

Um leitor de mentes chega ao mercado no próximo dia 1º por US$ 299. Trata-se do Emotiv Headset, um dispositivo que, juntamente com softwares compatíveis, controla um computador com a força do pensamento.

De acordo com a descrição no site do desenvolvedor, “o neuroheadset utiliza um conjunto de sensores para identificar sinais elétricos produzidos pelo cérebro para detectar pensamentos, sentimentos e expressões” e, assim, utilizar funções básicas de um computador.

O headset tem 14 sensores e um giroscópio para controle de cursor. Não tem fio, portanto oferece mobilidade, e não requer drivers específicos. A bateria tem duração de até 12 horas.

Ele é compatível com os softwares desenvolvidos pela mesma empresa, que tem como foco ajudar pessoas com deficiência. Mas o uso do Emotiv não é restrito: um dos softwares, por exemplo, ajuda jogadores de World of Warcraft e Call of Duty.

Outro programa, o Mind Mouse, “é um revolucionário aplicativo controlado pelo pensamento que permite ao usuário navegar pelo computador, clicar, abrir programas e escrever e enviar emails com a força da mente”. Você confere um vídeo do Mind Mouse logo abaixo.

O Mind Mouse oferece um pequeno treinamento para o usuário dominar o uso do programa. Ele começa com uma pequena análise de oito segundos para estabelecer um padrão de pensamento. As ações são praticadas com a imagem de um cubo, a qual é possível afastar, aproximar, levantar etc.

Para escrever, o software habilita um teclado virtual. O cursor pode ser configurado para seguir o movimento dos olhos. De acordo com os desenvolvedores, ele é capaz até mesmo de identificar expressões faciais para selecionar o emoticon correspondente.

iPhone e iPad na mira da mente também

Outra desenvolvedora, a PLX, criou o XWave, que funciona de maneira parecida. Um headset com sensors interpreta ondas cerebrais e as tranforma em controles. Neste caso, controladores específicos para iPhone, iPod touch e iPad.

XWave, para iPhone, iPad e iPod touch.Fonte da Imagem: PLX

O headset é utilizado com um software gratuito disponível na App Store.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.