Um leitor de mentes chega ao mercado no próximo dia 1º por US$ 299. Trata-se do Emotiv Headset, um dispositivo que, juntamente com softwares compatíveis, controla um computador com a força do pensamento.

De acordo com a descrição no site do desenvolvedor, “o neuroheadset utiliza um conjunto de sensores para identificar sinais elétricos produzidos pelo cérebro para detectar pensamentos, sentimentos e expressões” e, assim, utilizar funções básicas de um computador.

O headset tem 14 sensores e um giroscópio para controle de cursor. Não tem fio, portanto oferece mobilidade, e não requer drivers específicos. A bateria tem duração de até 12 horas.

Ele é compatível com os softwares desenvolvidos pela mesma empresa, que tem como foco ajudar pessoas com deficiência. Mas o uso do Emotiv não é restrito: um dos softwares, por exemplo, ajuda jogadores de World of Warcraft e Call of Duty.

Outro programa, o Mind Mouse, “é um revolucionário aplicativo controlado pelo pensamento que permite ao usuário navegar pelo computador, clicar, abrir programas e escrever e enviar emails com a força da mente”. Você confere um vídeo do Mind Mouse logo abaixo.