Vídeo feito pelo jornal The Telegraph, do Reino Unido

Lyon, na França, pôde presenciar um ano de Festival das Luzes diferente. Os organizadores, com o objetivo de transformar a festa em um evento mais interativo, fizeram com que os prédios pudessem passar a ilusão de movimento e emitir sons.

O festival das Luzes (Fête des Lumière) acontece há 118 anos, em homenagem a Maria, mãe de Jesus. Ao redor da cidade, mais de 30 lugares são iluminados durante três dias (neste ano, 8 a 11 de dezembro).

Utilizando a tecnologia, os organizadores puderam exibir prédios que parecem estar se movendo, com cores e sons diferentes, dando a impressão de novos ambientes. Além disso, os espectadores puderam interagir com os efeitos.

Fonte da Imagem: Divulgação/Fête des Lumière

Fonte da Imagem: Divulgação/Fête des Lumière

O som da voz é captado e transformado em códigos, que são interpretados visualmente pelo software utilizado, exibindo um rosto na fachada dos prédios e igrejas iluminados. De acordo com o som, o rosto se mexe, dando a impressão de que é o próprio edifício.

Dessa forma, a plateia não ficou passiva ao assistir o show de luzes. Os responsáveis pelos efeitos visuais afirmaram que foi complicado imaginar como a imagem plana da tela ficaria projetava em um objeto tridimensional. Mas, apesar de todo o trabalho, ficaram muito felizes com o resultado.

 

Cupons de desconto TecMundo: