Para incentivar o download da nova versão do seu navegador, a Fundação Mozilla fez algo um tanto inusitado: “adotou” dois filhotes de panda-vermelho – espécie também conhecida como raposa-de-fogo (“Firefox” em inglês). O plano por meio dessa jogada de marketing é apelar para o lado emotivo dos usuários: sempre ao alcançar determinado número de downloads do Firefox 4 Beta, a jaula das mascotes ganhará uma regalia adicional.

A primeira meta de downloads foi atingida logo no primeiro dia: dar uma miniatura de floresta para que eles tivessem onde escalar e brincar. Devido ao sucesso imediato, a meta foi zerada e agora o “prêmio” é a forração da jaula com mudas de grama. Para controlar o número de downloads e divulgar as mascotes, foi criado o site “Firefox Live” – por meio do qual é possível assistir ao vivo via webcam aos filhotes brincando e acompanhar o preenchimento da barra com a meta de downloads.

Diferente do que você deve ter imaginado, as raposas-de-fogo não ficam no escritório da empresa: seu lar atual é o zoológico de Knoxville, nos Estados Unidos. Contudo, a espécie é nativa das regiões montanhosas do Himalaia e sul da China, estando ameaçada de extinção devido à destruição do seu habitat natural – florestas temperadas de altitude e bambuzais.

 

 

Cupons de desconto TecMundo: