Robô europeu é assustador, mas bem intencionado

1 min de leitura
Imagem de: Robô europeu é assustador, mas bem intencionado

O REEM-H2 tem aparência assustadora, mas não quer dominar o mundo

Fonte de imagem: PAL Robotics / Divulgação

Capaz de responder a comandos de voz, reconhecer rostos e navegar sem intervenção humana por ambientes repletos de obstáculos, o autômato produzido pela PAL Robotics é a segunda geração dos equipamentos de entretenimento e hospitalidade da empresa. Com 1,70 m, 90 kg e uma aparência fantasmagórica, o REEM-H2 pode suportar até 30 kg na base de transporte, além de 3 kg em cada braço.

Além de carga, o robô tem em sua base uma bateria suficiente para oito horas de funcionamento ininterrupto e autônomo, e rodas para movimentação fácil com velocidade máxima de 4 km/h. Os 22 graus de liberdade do REEM-H2 permitem movimentos na cabeça, torso e braços, dando condições para a execução de operações de força bruta ou mesmo para o tratamento delicado de objetos.

o REEM-H2 pode ser usado em museus e outros espaços como guia robótico de passeios

Fonte de imagem: PAL Robotics / Divulgação

Todas as informações obtidas pelas câmeras 3D, microfones e sensores espaciais – laser, giroscópios e acelerômetros – do robô são processadas por um chip Intel Atom de dois núcleos. O controle do autômato pode ser feito tanto através de comandos de voz quanto no painel touchscreen de 12 polegadas existente no torso, que também serve como monitor de propaganda ou informação.

O REEM-H2 é um robô comercial, podendo ser alugado para feiras, convenções, hotéis e parques temáticos; a PAL Robotics espera desenvolver ainda mais versões do aparelho, incluindo mordomos eletrônicos e até mesmo agentes de saúde robóticos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.