Como compactar e descompactar (extrair) arquivos

Quando um arquivo é compactado com o WinZip, torna-se mais leve. Além desta vantagem, esta opção também é útil em casos de compartilhamento online, como, por exemplo, quando queremos passar fotos de uma festa para os amigos através do Messenger — que permite receber apenas três arquivos simultaneamente.

Imagine que são 40 imagens. Para que você não tenha de esperar uma eternidade mandando-as de uma em uma, é infinitas vezes mais prático compactar a pasta que contém todas e enviá-la de uma só vez ao colega, que receberá todas as fotos em um único arquivo .ZIP e deverá descompactá-lo.

Em outras palavras, compactar é como encaixotar: você pode carregar um monitor, um mouse, um teclado e um HD em duas mãos ou enfiá-los numa caixa e tornar esta tarefa bem mais fácil.

Agora que você já tem idéia da utilidade desta ação, vamos aprender passo a passo como compactar. É bastante simples.

Compactando:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo desejado. Em seguida, clique com o botão esquerdo sobre onde estiver escrito "WinZip" e espere uma nova aba abrir. Selecione a opção "Add to Zip file..."

2. Caso a versão do seu WinZip seja a gratuita para testar, opte por "Use Evaluation Version".

3. O endereço escrito na lacuna "Add to archive" corresponde ao destino para o qual o novo arquivo, em breve compactado, será salvo. Para escolhê-lo, clique em "New..."

4. Uma janela abrirá. Nomeie o arquivo conforme preferir e não aperte em "OK" antes de definir para onde ele vai — isto deve ser feito em "Salvar em" (localizado no topo).

5. Tendo concluído a etapa anterior, você será redirecionado à mesma janela do item 5. Agora, clique em "Add".

6. Aguarde até aparecer o arquivo original dentro da interface do WinZip e pronto: ele está compactado.

Estes passos servem para qualquer arquivo, desde documentos .TXT até pastas.

Protegendo com senha

Ao compactar um arquivo, há como lacrá-lo com senha. Desta forma, só conseguirá extrair seu conteúdo quem a souber. Para fazer isto, basta, após realizar os 2 primeiros passos acima, selecionar a opção "Encrypt added files".

Siga normalmente as instruções. Quando você apertar em "Add", concorde com o aviso recebido e logo uma janela denominada "Encrypt" abrirá. Digite a senha nos dois campos em branco (tem que ser a mesma). Para finalizar, clique em "OK".

Descompactando:

Como você já deve ter percebido, muitos programas baixados na internet vêm em formato .ZIP ou .RAR. Descompactar (ou extrair) é o processo inverso da compactação — é como abrir a caixa e retirar seus objetos.

Vamos aprender como realizar a extração da forma mais rápida e prática possível:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo .ZIP (ou .RAR) e selecione "Extrair para `NomeDoArquivo`".

2. Automaticamente, uma pasta com o mesmo nome do arquivo anteriormente compactado será criada. Feito. Agora você terá todo o conteúdo dela salvo em seu computador e pronto para ser acessado.

Como dividir o arquivo em partes

Às vezes, o programa que queremos compartilhar é muito pesado e ultrapassa os limites permitidos por correios eletrônicos como, por exemplo, o Gmail. Neste caso, o WinZip permite repartir este peso em vários pedaços menores para serem enviados separadamente ao destinatário, que terá de possuir todas as peças para remontar o quebra-cabeça; ou seja, serão necessárias reunir todas as partes do programa para que possa ser aberto e funcione normalmente.

Fazer isto é mais fácil do que parece. Confira.

1. Clique sobre o arquivo pesado com o botão direito do mouse, desça a flecha até o ícone do WinZip e, em seguida, selecione "Add to Zip file..."
2. Se você possui a versão gratuita do programa, siga com "Use Evaluation Version".
3. Dentro desta nova janela, localize a função "Split Zip file". Nela, haverá alguns tamanhos pré-programadas para que o arquivo seja dividido. Você pode tanto optar por alguma destas, quanto atribuir um valor qualquer em "Other Size" — o qual pode ser definido em Bytes, KB ou MB.

4. Selecione o destino de sua preferência para onde deverão ir as partes separadas e clique em "Add".

Lembre-se de que para o arquivo rodar normalmente, é necessário agrupar todas as partes dele em um mesmo lugar e abrir o que estiver no formato .ZIP.

A Equipe Baixaki espera ter lhe ajudado. Afinal, é para isto que estamos aqui.
Obrigado e ótimo proveito!

Cupons de desconto TecMundo: