Com as freqüentes atualizações do Google Earth, o número de funções aumenta cada vez mais, deixando alguns usuários confusos na hora de usar o programa. Para isso o Baixaki elaborou um guia explicando as principais funções para usar o aplicativo sem problemas.
Aprendendo os comandos
smart_display
Nossos vídeos em destaque
Primeiramente, é necessário aprender os comandos básicos do Google Earth. Para movimentar o globo, basta segurar o botão esquerdo do mouse e deslizá-lo para a direção desejada (não esquecendo que as direções são invertidas, por exemplo: se quiser movimentar o globo para baixo, segure o botão esquerdo do mouse e deslize ele para cima).
Para aumentar ou diminuir a altura, role o scroll (rodinha do mouse) para baixo ou cima. Já para rotacionar o globo, segure o scroll e deslize o mouse para a esquerda ou direita. E por último, para aumentar ou diminuir o grau de visão, segure o scroll e deslize o mouse para cima ou baixo.
Ainda há um método alternativo para fazer todos estes movimentos, que é o menu auxiliar de navegação ou controles de navegação (encontrado na parte superior direita da tela).
)
1 – Círculo de rotação: rotaciona o globo segurando o botão esquerdo do mouse e deslizando em torno dele.
2 – Setas direcionais: movimenta para as direções escolhidas.
3 – Barra do ângulo de visão (regulador de inclinação): segure e aperte o botão e deslize (esquerda ou direita) o mouse pela barra para aumentar ou diminuir o ângulo de visão.
4 – Barra de altura: segure o botão e aperte o botão e deslize (para cima ou para baixo) o mouse pela barra para aumentar ou diminuir a altura.
Barra de Pesquisa
Pesquisa de endereços
)
Uma função muito interessante, mas que poucas pessoas sabem utilizar corretamente é a barra de pesquisa. Nela podemos fazer a pesquisa completa de qualquer endereço. Por exemplo, digite Curitiba, Avenida Sete de Setembro, 3000. Feita a pesquisa, o Google Earth indicará o local pesquisado com precisão.
Fazendo um trajeto
)
Esta pode ser uma das melhores funções para quem deseja fazer uma rota para determinado lugar. Para isso é necessário colocar o endereço inicial e o endereço final. Por exemplo, do Paraná - Curitiba até Santa Catarina - São Francisco do Sul. O navegador oferece todas as informações necessárias para chegar até o local determinado, desde informações de quais estradas e ruas deve percorrer.
Outras funções interessantes
Adicionando Marcadores
)
No Google Earth, existe a possibilidade de adicionar marcadores no mapa, indicando seus lugares favoritos. Para isso existem duas maneiras: clique no ícone do marcador (encontra-se na barra de ferramentas na parte superior da tela) ou aperte Ctrl + Shift + P. Em seguida, nomeie o marcador e se for oportuno para a situação, acrescente dados adicionais.
Utilizando a régua de distância
)
Para medir uma distância em linha reta, clique em um ponto e depois outro. A distância pode ser dada em vários tipos de medidas.
Entendendo as camadas
)
As camadas são informações adicionais que aparecem no globo, existem camadas para todos os tipos de funções. Entre as mais interessantes estão:
Camada de relevo
)
Esta camada transforma o relevo da foto em uma imagem 3D, dando muito mais veracidade ao mapa.
Web Geográfica
)
Camada que abrange 4 tipos de serviços, entre eles o Panoramio e a Wikipedia. As informações aparecem como pontos coloridos no mapa. No Panoramio, aparecem fotos do lugar em questão e na Wikipédia, informações e história sobre o ponto definido.
Rodovias
)
A camada Rodovias é uma das mais importantes, pois mostra o sistema viário de várias cidades no Brasil. Além das ruas de cada cidade, são mostradas também, as rodovias inter-regionais do país em questão.
Construções em 3D
)
Outra camada de certa relevância no Google Earth. Esta em particular, mostra construções em 3 dimensões, mas são poucas cidades que contam com este recurso. A maioria das cidades que tem esta função encontram-se nos Estados Unidos da América (a metrópole com mais prédios 3D é Nova Iorque), mas isso não impede que sejam encontradas esparsas construções em algumas cidades do Brasil.
Galeria
)
Esta é uma das camadas que mais tem opções, nela podemos encontrar vídeos do YouTube, matérias e vídeos da National Geographic, fotos da NASA e muito mais.
Modo Céu
)
Uma das adições mais interessantes dos últimos tempos é o Modo Céu, o qual possibilita a visualização do espaço sideral. As funções funcionam igual ao modo normal, a única diferença é a ausência do ajuste de ângulo de visão.