Antes de qualquer coisa, o usuário deverá baixar e instalar o Free Download Manager. Em seguida ele irá solicitar que você defina qual a sua conexão, isto é importante para a otimização dos serviços deste programa. Caso o usuário não souber a sua banda com precisão, poderá selecionar alguma estimativa aproximada. Isto também poderá ser feito em “Otimização da Conexão” dentro das opções.

Como baixar um arquivo?

Com o programa devidamente configurado existem duas maneiras de baixar um arquivo. A primeira delas é a mais simples e basta clicar com o seu mouse em cima do local de onde você deseja salvar o arquivo. A maioria dos navegadores padrões como o Internet Explorer e Mozilla Firefox irá encaminhar a tarefa ao Free Download Manager automaticamente.

No segundo caso você deverá clicar no botão de adicionar um download dentro da aba de downloads na janela principal do programa. Uma janela parecida será aberta, só que sem o endereço pré-estabelecido como anteriormente. Desta vez o usuário deverá entrar com a URL (endereço) do arquivo que deseja baixar.

Para configurar o local que você deseja que o arquivo seja copiado em seu computador basta alterar o local presente no campo “salvar na pasta”. A seta ao lado irá abrir uma lista com as localidades mais usadas, o botão do meio permite que você escolha uma pasta nova e o da direita define esta pasta como o local padrão para os seus downloads.

Opções de Andamento

Ao iniciar qualquer procedimento do programa — um download, por exemplo — será aberta uma janela menor ilustrando o andamento daquela tarefa específica. É importante saber que nem todo arquivo pode ser retomado e isso também será definido nesta janela.

O usuário poderá fechar esta janela sem que isso comprometa o andamento da atividade. Com isso surgirá uma nova opção para escolher se deseja ver esta nova janela nos processos seguintes ou se prefere dispensá-la, questão apenas de preferência.

Existem diversas opções que podem ser aplicadas aos arquivos em andamento, em cada aba de tarefa aparecerão algumas similares. Em downloads, o primeiro botão é o que permite adicionar um novo processo, o segundo é para retomá-lo, o terceiro interrompe ele e finalmente mais um para agendar um futuro. Outras duas são capazes de mover o processo para cima ou para baixo, lembrando que todas estas opções são válidas para um de cada vez.

Três alternativas de velocidade de transferência poderão personalizar o percentual da sua conexão que será dedicada ao uso do programa. Mais três opções para iniciar, parar e pausar todos os processos de uma só vez, respectivamente. Mais algumas possibilidades de se obter informações, configurar o programa e afins podem ser encontradas à direita.

As mesmas opções principais e outras como reiniciar o processo, excluir o download e outros procedimentos também poderão ser acessados ao clicar o botão direito do mouse em cima do arquivo desejado. Vale lembrar que o programa retomará todos os processos sempre que for possível em suas configurações padrões.

Todas as configurações acima foram descritas a partir da função de download, a mais importante do programa. Ela será a única a dividir os processos em diferentes grupos de arquivos. As demais se comportam de forma similar, as principais exceções descritas a seguir.

Download de Vídeos em Flash

O Free Download Manager também permite que o usuário salve os seus vídeos favoritos da internet. A maioria dos filmes compartilhados na rede em sites como You Tube, Live Digital e Google Vídeo estão no formato Flash. Na verdade este programa não só é capaz de capturar os vídeos como de convertê-los para o formato que você desejar.

Para baixar algum arquivo de vídeo da internet basta que você copie o endereço de onde o filme foi exibido e se dirija a aba de “Download de Vídeos em Flash” deste programa. Lá o usuário poderá encontrar uma opção para iniciar uma nova transferência, similar ao botão de procedimento para arquivos comuns. Finalmente você deve colar o endereço na janela aberta e clicar em OK.

Caso o usuário deseje uma maior compatibilidade do vídeo baixado, recomendamos que ele efetue a conversão do arquivo. Para tal, basta clicar na opção “Personalizar” antes de iniciar o download. Além do seu fromato, nesta janela poderão ser selecionadas as dimensões do novo arquivo e a sua qualidade.

A tarefa será similar a de arquivos ordinários e contará com opções parecidas. A aba deste serviço conta com uma área da janela destinada à reprodução de arquivos de filme. O usuário também poderá efetuar novas conversões do arquivo depois que ele tenha sido baixado em uma opção próxima às ferramentas de execução do arquivo.

Upload de Arquivos

Este programa também é capaz de enviar arquivos para a internet e colocá-los à disposição de todos para download. Para tal, basta que o usuário se dirija a aba de uploads do programa e selecione a opção para adicionar arquivos. Dentro da janela que se abrirá, devem-se selecionar os arquivos que desejados ou pastas inteiras.

Esta mesma janela permite escolher a compressão do arquivo, a quantidade de dias que ele ficará no ar e uma estimativa do número de vezes que ele será baixado. Também é possível adicionar informações adicionais sobre o conteúdo e uma senha para controlar quem irá obter o seu conteúdo.

O processo também é parecido com os demais e o endereço de onde o arquivo se encontra na rede é exibo ao final do processo.

Agendamento de Tarefas

Para agendar uma tarefa através deste programa, o usuário deverá abrir a opção de adicionar uma tarefa na aba de agendamento e seguir três passos. Primeiro você deverá escolher qual tarefa será realizada com qual programa. Caso desejar poderá ainda anexar alguns argumentos ou lembretes.

Em seguida você pode acertar um horário específico para a tarefa que poderá ser executada uma única vez, em determinados dias da semana, em certos intervalos de tempo ou em eventos específicos.

Finalmente poderá adicionar condições para o início e para o término da tarefa e clicar em “OK”. Estas mesmas opções poderão ser efetuadas em tarefas que já estejam programadas na opção de propriedades da tarefa. Feito estes, resta apenas relaxar e esperar que as tarefas se iniciem ao seu devido tempo.

Outras Tarefas

O programa tem ainda outras opções como a de navegador para sites. Ela permite ao usuário efetuar uma espécie de navegação e baixar conteúdos da internet sem visitar os respectivos sites, permitindo uma navegação alternativa.

As demais opções não são tão usuais para quem está começando a descobrir as vantagens deste programa. Com todos estes passos ficará fácil desfrutar do que um programa tão completo quanto o Free Download Manager pode oferecer. Agora arregace as mangas e prepare-se para baixar tudo o que você desejar da internet da maneira mais segura possível.

Cupons de desconto TecMundo: