Qual é a velocidade da banda larga de sua casa? 2 Mbps (megabits por segundo)? 5 Mbps? Talvez 15 Mbps? E o que você acharia de 100? Não 100 Mbps, mas sim 100 Gbps (gigabits por segundo!)? Esse valor impressionante representa a velocidade de um link que vai conectar instituições acadêmicas na cidade de Miami, Estados Unidos, com a capital do estado de São Paulo a partir do ano que vem.

A conexão vai ser estabelecida com o país estrangeiro a partir da Rede ANSP (Academic Network at São Paulo), espécie de conglomerado que interliga as universidades brasileiras com instituições de outros países. Esse link ultrarrápido viajará cerca de 10 mil quilômetros através de cabos de fibra óptica submarinos existentes entre as duas cidades.

Esse valor é 2,5 vezes maior que o link atualmente existente de 40 Gbps e 50 mil vezes mais veloz que a velocidade média da internet no Brasil (que é de 2 Mbps). Ainda em fase de testes, os pesquisadores esperam poder ter essa conexão pronta no primeiro semestre de 2015 e sendo utilizada para fins de pesquisa e acadêmicos. A Agência FAPESP publicou um vídeo explicando um pouco mais sobre este projeto e o feito alcançado pela Rede ANSP.

Cupons de desconto TecMundo: