Recepcionistas do futuro poderão ser substituídas por robôs

1 min de leitura
Imagem de: Recepcionistas do futuro poderão ser substituídas por robôs

Secretária robô é bilingue e bicultural

Fonte: UA News

Pesquisadores da Universidade do Arizona em parceria com a Universidade Carnegie Mellon, do Qatar, desenvolveram um robô-secretária que fala dois idiomas e é capaz de identificar e se expressar culturalmente em inglês e árabe.

A novidade é chamada de Hala e ainda está sendo aperfeiçoada por cientistas das áreas de linguística computacional e tecnologia da linguagem humana. Com a face e os cabelos azuis, seu rosto pode ser visto na tela do computador enquanto ela realmente conversa com seus interlocutores.

Além de reconhecer os idiomas, algo considerado mais simples pelos especialistas, o grande diferencial do robô está no fato de ele agir de acordo com os aspectos culturais do interlocutor. Para isso o programa é dotado de uma capacidade de reconhecer traços característicos de linguagem, adaptando assim a sua forma de expressão.

“Assim  o robô passa a ser não apenas bilíngue, mas também bicultural”, explica Sandiway Fong, professor adjunto de Linguística e Ciência da Computação da Universidade do Arizona. Da maneira como foi desenvolvido, o robô constrói modelos a partir do diálogo, entendendo se o usuário é apressado ou tem boa condição social.

As aplicações desse projeto servirão como base para o desenvolvimento de outros sistemas baseados em linguagem no futuro. O professor acredita ainda que Hala poderia ser aplicável para quiosques de informação, postos de turismo e centros de atendimento automatizados.

“A ideia é que os robôs se tornem intermediários na comunicação entre culturas, permitindo a comunicação de forma mais natural e eficaz”, finaliza.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.