Como remover geotags de fotos para proteger sua localização

2 min de leitura
Imagem de: Como remover geotags de fotos para proteger sua localização

Sempre que você fala sobre a preocupação com segurança e privacidade, especialmente quando esses assuntos estão relacionados às redes sociais e fotografias, ela parece soar meio exagerada. Com tantos programas voltados a revelar o ponto exato no qual uma pessoa se encontra, você se preocupar com tags de localização pode parecer um pouco estranho.

Entretanto, as geotags, ou tags de localização, podem ser perigosas quando se compartilha uma foto em um álbum público na internet. Elas costumam ser associadas a fotografias por câmeras que possuam GPS (como em alguns celulares).  Esse tipo específico de etiqueta pode revelar informações precisas de suas atividades.

Como elas contém os pontos exatos do local em que foram tiradas, qualquer um pode descobrir sua residência, os endereços de estabelecimentos que frequenta para passar o tempo, estacionamentos que você usa, entre várias outras informações obtidas por esses dados.

Dessa maneira, um stalker ou pessoas ainda mais mal intencionadas, além de “acompanhar” a sua vida em tempo real, podem começar a traçar um mapa com suas rotinas diárias. Se informações tão precisas caírem em mãos erradas, podem tornar-se uma fonte de incômodos posteriormente, sem contar no risco à segurança caso forem expostas em álbuns públicos.

Detalhes de uma imagem contendo Geotags

Como segurança nunca é demais, ainda mais se tratando de um assunto tão delicado, segue abaixo um pequeno tutorial explicando como remover as geotags de suas fotos.

Pré-requisitos:

  • Conexão com a internet para o download;
  • As fotos que serão alvo da remoção das geotags;
  • Programa Geotag Security;

Clique para baixar o Geotag Security

Conhecendo o programa

O Geotag Security é um programa que remove geotags que não sejam seguras de suas fotos. Na verdade, o que ele faz é retirar uma tag de localização não segura e aplicar uma que seja segura, retirando a informação precisa do local no qual a fotografia foi tirada.

Como os propósitos do programa são voltados para a segurança do usuário, ele remove apenas tags de localização que contenham informações de GPS existentes em fotos armazenadas no computador.

Como o programa funciona

A partir da execução do programa, ele já apresenta o início do processo para remover as geotags. A primeira tela permite que você escolha a pasta em seu computador que contém as fotografias para a remoção das tags de localização. Digite o caminho do diretório ou clique em “Browse” para escolhê-lo. Em seguida, clique no botão “Start.

Indicando a pasta para a verificação das imagens

Feito isso, o programa inicia a verificação das imagens presentes na pasta selecionada em busca de geotags que não sejam seguras. A duração do processo varia conforme o número de, mas de uma forma geral costuma ser rápido. Ao final da busca, o programa indica o número de arquivos verificados, a quantidade de imagens presentes na pasta e o número de geotags localizadas, separadas em seguras e não seguras. Para removê-las, basta clicar em “Next”.

Resultados

Observe que o programa exibe um histórico de atividades na tela, inclusive indicando que as geotags foram retiradas.

Histórico da operação

Uma vez concluído o processo, suas imagens passam a não ter mais as tags de localização não seguras. Vale alertar que o processo de retirá-las não pode ser desfeito pelo aplicativo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.