Quanto mais pressa você tem, mais devagar o trânsito anda. Às vezes até parece que o mundo conspira contra seus compromissos, não é mesmo? Se você concorda com isso, saiba que as esperanças ainda não estão esgotadas, pois pesquisadores norte-americanos propuseram melhorias de até 30% nas ruas das grandes cidades.

Sabe como isso seria possível? Alterando os sistemas de temporização dos semáforos! Atualmente cada cruzamento é ordenado por determinado intervalo de tempo para cada rua. A proposta dos pesquisadores trocaria estes temporizadores por endereços de IP, ou seja, colocaria todos os semáforos em rede.

Semáforos em rede

Com isso, os semáforos só seriam abertos ou fechados quando houvesse a real necessidade para isso, pois sensores realizariam varreduras nas ruas para saber se há o número suficiente de carros parados. Assim alguns semáforos deixariam de ficar abertos em momentos em que não há carros para passar, e também não ficariam muito tempo fechados em ruas lotadas.

Caso funcione em perfeita sintonia, o sistema permitirá que alguns carros trafeguem (em velocidade ideal) por longas vias sem parar. O problema é que implantar este projeto seria um processo lento e caro, mas a alternativa é bastante interessante para cidades em que o congestionamento é uma verdadeira praga.

Cupons de desconto TecMundo: