Robô da Panasonic lava cabelos melhor do que um humano

1 min de leitura
Imagem de: Robô da Panasonic lava cabelos melhor do que um humano

Os robôs vão dominar o mundo, mas não como em filmes ao estilo Matrix. Eles vão ocupar as tarefas mais básicas do dia a dia humano e melhorar a vida de pessoas suprindo todos os tipos de necessidades. Desde lavar a cabeça até deitar na cama, tudo será robotizado.

É o caso do novo robô da Panasonic: 16 dedos eletrônicos acoplados a 2 braços robóticos que fazem um modelo 3D na memória da máquina para massagear corretamente o cabelo do usuário, produzindo uma lavagem com xampu tão boa ou melhor do que as fornecidas a pacientes com necessidades especiais por auxiliares em hospitais ao redor do mundo .

A máquina, desenvolvida pensando em agilizar o atendimento a pessoas com paralisia que não podem se lavar corretamente, visa suprir a demanda em hospitais ao redor do mundo, onde os pacientes pedem para os responsáveis pela limpeza “uma lavadinha com xampu e condicionador no cabelo de vez em quando”.

O robô passador de xampu.

Esse procedimento não está previsto no rol de atividades dos cuidadores, e diminui a quantidade de pacientes que pode ser atendida no dia.

Soluções para o hospital todo

A Panasonic não está interessada apenas em cuidar dos cabelos dos pacientes internados em condições delicadas. A empresa já desenvolve soluções em outras áreas, visando a melhoria do atendimento como um todo.

O vídeo acima é um bom exemplo das tecnologias desenvolvidas em um projeto da Panasonic chamado New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO). É a Roboticbed, uma cama robótica com menos motores e melhor consumo de energia, que  se dobra como uma cadeira, facilitando a movimentação de pacientes, tornando-se uma cadeira de rodas.

Esperamos que estas tecnologias sejam repassadas ao grande público. Os hospitais e os pacientes agradecem.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.