Afinal, o que é essa expressão que conquistou toda a internet?

1 min de leitura
Imagem de: Afinal, o que é essa expressão que conquistou toda a internet?
Imagem: Shutterstock

Quando você não tem uma resposta para algo perguntado na internet ou deseja expressar algum sentimento, responder com emoticons e outros desenhos pode ser a melhor solução. E parece que as pessoas realmente estavam necessitadas disso nas redes sociais: recentemente, o mundo viu uma única expressão surgir, crescer, espalhar-se e virar uma das maiores sensações da rede.

Estamos falando da expressão acima, que ninguém sabe de onde veio ou como se popularizou. O desenho é conhecido como "smugshrug" ou "shruggie" e é derivado de uma expressão em inglês que significa "encolher os ombros" — ou, em bom português, dizer algo como "Paciência, né? Fazer o que?". Ele é classificado como um "kaomoji", pois utiliza caracteres do alfabeto katakana, em vez de símbolos tradicionais.

Um dos primeiros usos ocidentais foi em 2010, quando o rapper Kanye West atrapalhou o discurso da colega Taylor Swift em uma premiação musical. Um rapper no Twitter usou o desenho para simular o gesto feito pelo colega e o desenho foi viralizado durante algum tempo (confira o tweet original no final da lista abaixo). Em 2014, entretanto, estava criado o monstro.

Quatro anos depois, o shruggie voltou com tudo e serve como resposta para quem resolve ignorar ou aceitar alguma coisa. É só jogar o kaomoji na busca do Twitter ou do Facebook para ver os resultados multiplicarem-se em segundos. Há quem diga que é uma forma de falar "Desisto!" ou encerrar uma discussão da forma mais ácida possível.

E você? Adotou o shruggie como parte do vocabulário em alguma situação ou resolveu incorporar a expressão e dar de ombros para essa modinha?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.