Infográfico: hashtag "Somostodosmacacos" gerou 178 mil tweets em 4 dias

1 min de leitura
Imagem de: Infográfico: hashtag "Somostodosmacacos" gerou 178 mil tweets em 4 dias

A não ser que você tenha passado um bom tempo sem acesso a redes sociais e a notícias de qualquer tipo, é bem provável que já saiba o que aconteceu com o jogador de futebol Daniel Alves. Em um dos últimos jogos do seu clube, o Barcelona, o atleta brasileiro comeu uma banana atirada ao campo por torcedores racistas.

Essa atitude, que serviu como um sinal de protesto, movimentou muita gente através da internet, principalmente depois que Neymar, outro integrante do Barcelona, postou uma foto no Instagram comendo uma banana e utilizando a hashtag “Somostodosmacacos” — uma alusão às ofensas usadas por torcedores racistas ao redor do mundo.

Por conta de tudo isso, a empresa R18 montou o infográfico que você pode conferir acima, em que alguns números relacionados à hashtag mencionada acima são mostrados. Para começar, é possível afirmar que, em quatro dias de uso, a expressão registrou 178.880 tweets, com grande parte das postagens sendo positiva.

Uma situação bem polêmica...

Já no Facebook, foram contabilizadas 11.763 postagens relacionadas ao tema em questão — pessoas famosas também utilizaram o Instagram, como é o caso de Luan Santana e Inri Cristo. Contudo, nem todos acharam que a hashtag foi algo positivo, tanto que a R18 citou como exemplo Douglas Belchior, militando do Movimento Negro de São Paulo, pois ele se colocou contra toda a campanha “Somostodosmacacos”.

Outro nome de peso é do escritor Paulo Coelho, que definiu a hashtag como estúpida e racista — no entanto, ele apagou essa postagem e postou em seu blog um texto da Agência Loducca, que explicava que o movimento é uma campanha criada em parceria com o jogador Neymar.

Agora, depois de você ler tudo isso, o Tecmundo quer saber: qual a sua opinião sobre essa situação toda? Para responder a pergunta, basta postar um comentário.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.