Velocidade de conexão de internet cresceu em 5,5% no último trimestre

1 min de leitura
Imagem de: Velocidade de conexão de internet cresceu em 5,5% no último trimestre

(Fonte da imagem: Reprodução/SabReady.com)

Lembra-se do nosso belo infográfico sobre a velocidade de internet pelo mundo? Pois a Akamai lançou um novo relatório do gênero – dessa vez com dados sobre o quarto trimestre de 2013. De um ponto de vista geral, os números mostram uma melhoria na média mundial de conexão nos últimos três meses, que subiu em 5,5%; isso, por sua vez, nos coloca na marca dos 3,8 Mbps.

O posicionamento no ranking dos países também apresentou poucas mudanças, com apenas pequenas quedas em locais como 0,7% para a Holanda e 6,7% para a Látvia. Em compensação, o aumento de velocidade dos outros países do top 10 fez com que, pela primeira vez, todos dessa lista apresentassem uma média de banda larga com mais de 10 Mbps.

A maior novidade, no entanto, fica para o aumento no tráfego de dispositivos móveis: entre os trimestres, o crescimento foi de 15%, segundo relatórios da Ericsson. Comparando o mesmo período de 2012 com 2013, porém, vemos um absurdo salto de 70% no uso de conexões móveis.

DDoS cada vez mais forte

Nem todas as informações trazidas por eles são boas notícias, no entanto. Desde o último trimestre, tivemos um absurdo aumento de 75% na quantidade de ataques DDoS, em sua maioria focados em grandes empresas.

Os principais países de origem dos ataques, respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar, são China (com 43%), Estados Unidos (19%) e Canadá – caso, aliás, que mostrou um crescimento de 2.500% nesse quesito, alcançando 10% dos DDoS atualmente feitos pelos hackers. Resta torcer que esses números não continuem em uma taxa de aumento tão absurda.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.