Você sabia que a World Wide Web cabia em um único disquete?

1 min de leitura
Imagem de: Você sabia que a World Wide Web cabia em um único disquete?

(Fonte da imagem: Reprodução/TecnoMidia)

Hoje a internet é tão grande que muitos sites tentam medir o tamanho dela, chegando a estimativas de mais de 10 PetaBytes (o equivalente a dez milhões de gigabytes). Enquanto este número é surpreendente, também é fascinante descobrir que a World Wide Web em 1991 ainda cabia dentro de um único disquete. Isso mesmo: toda a internet em menos de 1,4 MB!

O site Motherboard realizou uma pesquisa sobre a navegação pela web ainda em 1989, o mesmo ano em que apareceram os primeiros sites na rede mundial de computadores. Como relata a matéria, o criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, distribuiu cópias físicas de toda a web em pequenos disquetes durante a conferência Hypertext 91, realizada em San Antonio, nos Estados Unidos.

Talvez nem mesmo Berners-Lee fosse imaginar que sua criação, armazenada naqueles simples discos de armazenamento, fosse se expandir a tal ponto de não existir mais uma mídia física capaz de armazenar todo o conteúdo da internet. Hoje aquele simples disquete cresceu, e seria necessário preencher mais de 2 milhões de DVDs para conseguir salvar toda o conteúdo presente na web – um número que neste exato momento continua aumentando sem parar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.