O projeto Living Wall (que significa “parede viva”) faz com que papéis de parede possam ser personalizados para controlar luz, som e eletroeletrônicos através de toques na parede.

Desenvolvido por um grupo de pesquisadores americanos do MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts), o projeto será exibido em um museu de Boston, em fevereiro de 2011. No entanto, algumas imagens já aparecem no site oficial do High-Low Tech.

Este papel de parede interativo pretende substituir interruptores, fios e cabos por todos os lados, combinando beleza e utilidade para deixar o ambiente mais bonito e funcional. Além do controle do ambiente, o papel de parede também tem desenhos interessantes mesclados com iluminação.

Reprodução: High-low Tech

O toque na parede ativa os sensores espalhados que podem controlar a intensidade da luz e volume do som ambiente. No entanto, ele pode ser customizado para inserir mais (ou menos) iluminação, novos desenhos e novas tecnologias – como a comunicação via internet.   

Reprodução: High-low Tech    Reprodução: High-low Tech

O objetivo deste projeto é combinar tecnologia e design para criar ambientes com a mínima intervenção tecnológica visível. Living Wall é construído inteiramente de papel e tinta, de acordo com os pesquisadores, e pode representar uma nova forma de monitorar o ambiente em que vivemos.

Cupons de desconto TecMundo: