Sensores de íris serão implantados para criar a cidade mais segura do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Sensores de íris serão implantados para criar a cidade mais segura do mundo

A empresa Global Rainmakers, sediada em Nova Iorque, é especializada em biometria. Suas pesquisas e produtos são, especialmente, para o reconhecimento através da íris e devem ser testados, em breve, no México.

A cidade de Leon, que tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, servirá de cobaia para testes com estes produtos, que serão espalhados por locais como estações, terminais, aeroportos e bancos. Segundo a empresa, o objetivo é fazer da cidade o local mais seguro do mundo.

A íris é o ponto de identificação do corpo humano mais preciso, e a empresa garante 100% de acerto no reconhecimento ótico. O projeto já está começando e a sua primeira fase deve ter custos que podem chegar até U$ 5 milhões.

Reprodução: Fast Company

Fonte: Fast Company

O passo inicial é criar um banco de dados de íris. A população comum pode optar se quer ou não se cadastrar, enquanto criminosos devem obrigatoriamente fazer o reconhecimento de suas íris.

Os produtos oferecidos pela Global Rainmakers variam entre portais capazes de reconhecer até 50 pessoas por minuto, até equipamentos menores, para 30 ou 20 pessoas por minuto. Os primeiros locais a ganharem os sensores serão prédios públicos, locais de segurança e estações de polícia.

No futuro, a Global Rainmakers pretende implementar, também, seus sensores de íris em locais de grande movimento, como hospitais, bancos, shoppings e estações de ônibus e metrô. Esta é uma forma de controle que registra todos os que passam por estes locais.

Reprodução: Fast Company

Fonte: Fast Company

Mais do que segurança

De acordo com a empresa, o futuro da identificação por íris é projetado não só para o cadastro de criminosos e com propósitos de segurança, mas também para utilidades como compras, transporte e pagamentos.

Em breve será possível entrar no metrô, fazer transferências bancárias e até compras, pois  o a leitura da sua íris pode informar tudo que você precisa para o dia a dia. A Global Rainmakers também afirma que, em um futuro não muito distante, sensores de íris poderão ser comprados por preços que variam entre US$ 50 e US$ 100.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.