WiMAX 2: concorrente da conexão 4G trará velocidades de 100 Mbps

1 min de leitura
Imagem de: WiMAX 2:  concorrente da conexão 4G trará velocidades de 100 Mbps

O WiMAX 2.0 deve ser lançado ainda em novembro deste ano. Os desenvolvedores, pressionados pelo crescente número de operadoras que pretendem se vincular ao serviço 4G LTE, decidiram adiantar o lançamento da tecnologia.

Os criadores do WiMAX (também conhecido pelo nome 802.16m), do “Institute of Electrical and Electronics Engineers” (IEEE), prometem aumentos significativos na velocidade do serviço.

O vice-presidente do Forum WiMAX disse que a intenção é fornecer uma velocidade de download de em média 100 Mbps para os usuários. A velocidade da versão anterior apresentava uma taxa de transferência que variava entre 3,7 e 5 Mbps. Uma característica que infelizmente não será alterada é o alcance do sinal por ponto de acesso: ela não deve passar de 50 Km².

Muitas promessas

Apesar de ser compatível com o a versão anterior, o que permitiria uma fácil adaptação do sistema antigo para o atual, a nova tecnologia não deve estar popularizada antes de 2012. A empresa Clearwire, provedora de internet wireless em quase todos os Estados Unidos, disse que não tem problemas em usar a versão atual da tecnologia por mais dois anos.

Tanto o WiMAX 2.0 quanto a tecnologia 4G pretendem lançar-se ao mercado o mais rápido possível, para cobrir o aumento gigantesco que está sendo previsto no uso de internet via dispositivo móvel.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.