Pesquisa afirma que mais de 60% do tráfego na internet é de bots

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa afirma que mais de 60% do tráfego na internet é de bots

(Fonte da imagem: Reprodução/Incapsula)

Nesta sexta-feira (13), uma pesquisa feita pelos estudiosos da Incapsula e divulgada em diferentes fontes internacionais apontou que mais de 60% do tráfego de toda a internet é feita por bots. Ou seja, a grande maioria de acessos em sites ou outras atividades online é realizada por máquinas programadas para isso.

Para que todos esses resultados pudessem ser alcançados, a pesquisa durou cerca de 90 dias e observou o trabalho de 1,45 bilhão de bots visitando mais de 20 mil páginas espalhadas pela internet, de maneira que o alcance do estudo pode ser considerado como profundo (e é claro que isso adiciona credibilidade aos resultados).

Algo melhor do que o imaginado

Apesar de a taxa mencionada ter crescido em 21% desde o ano passado, a Incapsula também alegou que esta situação não é algo ruim. Isso acontece pelo simples fato de que 31% dessa atividade de bots é feita por máquinas “do bem” — que não estão trabalhando para infectar outros computadores ou para disseminar propaganda indevida.

Os robôs benignos servem para executar diversas atividades, como manter páginas ativas para o futuro, indexar conteúdo e até mesmo auxiliar em pesquisas, trabalhos que são realmente positivos para a internet como um todo. Além disso, a atuação de bots em objetivos prejudiciais caiu 75% em relação ao ano passado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.