Tomada a prova dágua e choques

2 min de leitura
Imagem de: Tomada a prova dágua e choques

Você já levou um choque de alguma tomada? Algumas vezes, são pequenos acidentes como estar com as mãos úmidas ao manipular um aparelho, encostar em um dos conectores de um plug que não estivesse completamente conectado, o chão acabar levemente umedecido em contato com uma extensão, entre outros casos semelhantes.

Outras vezes o choque pode ser mais violento, especialmente em contato com materiais metálicos ou derramamento de água. Você já imaginou como seria bom ter uma tomada mais segura, e que mesmo que houvesse um pequeno descuido não resultasse em algum acidente? Uma empresa pensou nesse assunto e desenvolveu tal modelo.

Como assim?

Foi desenvolvida pela empresa Shohero Technologies um novo tipo de tomada, com um material protetor especial chamada de Wet Circuits. A novidade já começa pelo tempo de vida do produto. Uma tomada normal suporta aproximadamente 5.000 conexões e desconexões de plugs, enquanto que a da Wet Circuits consegue ter um tempo de vida quatro vezes maior.

Um dos principais diferenciais observados logo em um primeiro momento é o fato de esta tomada ser resistente à água. Isso ocorre pelo tipo de material utilizado na confecção do produto que visa a minimizar o fluxo de eletricidade gerado quando ela entra em contato com água. Dessa forma, ele previne choques decorrentes de acidentes.

Em contato com água

Você já tomou um choque por segurar uma extensão com as mãos unidas? Com essa tomada isso certamente não aconteceria, pois mesmo que você acidentalmente derrame água sobre ela não há o risco do choque. Adicionalmente, todos os aparelhos que estiverem conectados permanecerão funcionando e sem sofrer danos em seus conectores.

O tempo máximo de exposição à água suportado pela extensão (inclusive se ficar completamente submersa) é de duas horas. Após esse período o material de proteção especial não consegue bloquear completamente o fluxo de eletricidade.

Outra grande novidade do produto é a proteção ao toque. A tomada só conduz energia elétrica quando o plug do aparelho estiver completamente conectado nela. Isso previne acidentes causados por inserir algum tipo de objeto metálico na tomada e encostar acidentalmente em um plug que não esteja inteiramente conectado.

Aparência da Wet Circuits

A característica de resistência à água em conjunto com a proteção ao toque também possibilitam evitar acidentes caso seu bichinho de estimação venha a lamber a tomada, por exemplo. Outra característica do produto é prevenir aquelas faíscas (normalmente azuladas) que eventualmente são geradas ao conectar ou desconectar um aparelho da tomada.

Quando aquele tipo de faísca é gerada, os contatos de cobre do plug em questão sofre uma carbonização que pode levar ao superaquecimento. O material especial da tomada previne que as faíscas sejam geradas, impedindo a ocorrência desses superaquecimentos e evitando queimaduras ou até mesmo que a tomada pegue fogo.

Adicionalmente, o circuito do produto foi desenvolvido para descontinuar o fluxo de energia elétrica a partir de 105 ºC. Essa característica pode prevenir um eventual incêndio que poderia ocorrer a partir do superaquecimento da tomada.

Valor e disponibilidade

O preço da tomada é US$ 35,00, nada mau quando você considera o custo benefício de não ter que se preocupar com uma série de pequenas coisas. No momento ela ainda não está disponível no Brasil e o formato de tomada é no padrão norte americano, com quatro conectores.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.