Cerveja gelada sem precisar se levantar do sofá!

2 min de leitura
Imagem de: Cerveja gelada sem precisar se levantar do sofá!

As maravilhas da tecnologia são as grandes responsáveis por proporcionar ao ser humano maior conforto e tranquilidade na execução das tarefas habituais do dia a dia. Porém, quando imaginamos que não há nada mais para ser inventado, eis que surge uma mente iluminada com uma brilhante ideia, daquelas de fazer você exclamar “como pude viver sem isso até hoje”?

Um grupo de pesquisadores de robótica da Califórnia desenvolveu um robô com uma função extremamente útil e que vai agradar muito àqueles que costumam passar as tardes de sábado largados no sofá diante da televisão. Trata-se do PR2 Willow Garage, um robô programado para buscar cerveja na geladeira e trazer diretamente até o seu proprietário.

O experimento ainda está em fase de testes e não há previsão - e infelizmente, ao menos por enquanto, pretensão - de lançamento comercial. No entanto, pela alegria dos seus criadores durante os testes já dá pra perceber o quanto este protótipo pode ser significativo em seu estilo de vida.

Como funciona?

As funções de abrir e fechar uma porta não são nenhuma novidade no mundo da robótica. Existem diversos protótipos que realizam funções similares com muita facilidade. O grande diferencial fica por conta do software de reconhecimento de imagem do PR2 que, neste caso é utilizado de duas formas.

Nele ficam armazenadas informações sobre os mais diversos tipos de cerveja, inclusive com as imagens de seus rótulos. Ao direcionar o robô para a geladeira, depois de abrir a porta, ele faz uma varredura do conteúdo, buscando a coincidência entre a imagem da cerveja que você solicitou e a imagem da cerveja disponível no refrigerador.

Reconhecimento de imagens do robô

Imagem: Willow Garage

Um suporte na base permite armazenar diversas cervejas com segurança. Em seguida, o robô retorna para o usuário com a cerveja em mãos. Para liberar a garrafa, mais uma vez entra em ação o sistema de reconhecimento de imagens.

Ele identifica o rosto do usuário e, só a partir deste momento, libera a bebida. Essa medida foi adotada para garantir que o robô não solte uma garrafa antes do tempo ou deixe bebidas espalhadas pela casa. Uma função complementar permite ainda que o autômato abra a garrafa e a entregue pronta para o consumo do seu dono.

Aplicativo reconhece rótulos de cervejas

Imagem: Willow Garage

É só para cerveja?

Não! O protótipo pode ser programado para buscar qualquer tipo de bebida na geladeira, desde que em sua base de dados conste os rótulos dos produtos. Da mesma forma o reconhecimento facial pode ser programado para entregar as garrafas para diversos usuários.

O que você achou desta novidade? Gostaria de ter um robô como o PR2 Willow Garage em sua casa para buscar bebidas para você a toda hora? Comente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.