Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, então você é novato com o sistema Windows. Entretanto, se você já está habituado aos erros do Windows, certifique-se de que existe tempo suficiente para ler todas as história da tela azul da morte.

Caso você precise usar o Modo de segurança para continuar lendo, então inicialize o computador usando o Linux. Após a leitura completa do artigo, entre em contato com o Administrador para tentar solucionar o problema.

Era uma vez...

O Windows! Um sistema robusto (até parece...), compatível com muitos programas, capaz de rodar jogos de última geração e surpreendente para os novatos no mundo da informática. Todavia, certo dia aconteceu algo inesperado. A tela azul da morte apareceu com seu plano maligno para chatear a vida dos usuários.

Desde então ela domina os computadores e ataca bem na hora que você estava terminando aquele trabalho da faculdade, o qual tinha exatas 73 páginas. A vilã mostra suas garras com muita frequência e cada vez que isso acontece, alguém acaba quebrando um CD do Windows. A Microsoft, toda poderosa e criadora da tela azul, mantém os mesmos erros e ainda que você use o Windows Ultra Power 2020 vai acabar se deparando com ela.

Tela azul no ponto de ônibus em Nova York

Erros inesperados! A imagem acima mostra um ponto de ônibus em Nova York equipado com Windows (e tela azul)

O dia em que apareceu pela primeira vez? Ainda me lembro bem, era uma segunda-feira e alguém na Microsoft anunciou uma novidade exclusiva: uma tela azul fantástica que iria aparecer sempre que acontecesse um erro. A sensação do momento era a tal tela azul e até o próprio Bill Gates foi traído com a sua própria arma.

O problema é que a tela azul da morte não se restringiu ao criador e invadiu a casa de todos. Neste exato momento há pelo menos algumas centenas de computadores exibindo um erro exclusivo do Windows. Obviamente essa arma foi evoluindo com o tempo e atualmente ela traz tantas informações que ninguém entende nada do que está escrito.

A história da BSOD (“Blue Screen of Death”, em português Tela Azul da Morte) continuou nas versões posteriores do Windows, mas ganhou variações – algumas simples e outras complexas. Entre tantas estão a Tela Preta da Morte e a Tela Vermelha da Morte, as quais não são exatamente iguais, mas são piores: indicam erros mais graves e possivelmente impedem o sistema de funcionar (ou seja, não há solução).

As sucessivas telas de erro concederam fama ao Windows, que se tornou um sistema um bocado duvidoso quanto ao quesito segurança, mas que de qualquer maneira ainda é o mais utilizado no mundo — afinal, todo mundo ama telas azuis e erros constantes. Foi aproveitando de toda a fama que a Microsoft resolveu lançar o console de games, o famoso Xbox 360 (sucessor do primeiro video game da empresa nomeado apenas como Xbox).

E com o lançamento de um novo produto, veio um novo sistema. E o que significa um novo sistema? Novos erros, claro! A Microsoft desenvolveu um sistema ideal para jogos, porém não há como alcançar a perfeição no mundo da informática, tanto hardware como software (entenda software como Windows e suas variações) podem gerar erros.

Desde o lançamento do Xbox 360 ele ficou conhecido por ser o video game com mais problemas, justamente em decorrência das famosas 3RLs (“3 Red Lights”, ou, Três Luzes Vermelhas). Esse erro não é exatamente o mesmo da Tela Azul da Morte, pois é muito pior do que ocorre com o Windows (e também é diferente porque não mostra nada na tela). Normalmente a BSOD não estraga o computador — ela é só uma pegadinha de mau gosto mesmo — do usuário e basta reiniciar e desinstalar um driver para que o sistema volte ao padrão.

Xbox 360 envergonha proprietários do console e a Microsoft na conferência GDC 2008

O erro do Xbox 360 é mais complexo, porque estraga o console completamente, sendo necessário reparo técnico na parte de hardware do produto (agradeçamos a Microsoft por mais esse prazer único). Todavia, a frequência com que este erro acontece tem muita semelhança com o da Tela Azul, sendo uma grande dor de cabeça para os proprietários do console.

Atualmente as telas azuis continuam a aparecer e mesmo com a utilização do Windows 7 e Vista é provável que algumas dores de cabeça aconteçam em momentos aleatórios. Claro que, a Microsoft vem tentando eliminar a presença das telas azuis, mas elas são muito necessárias e possivelmente nunca sairão do sistema.

O que gera a tela azul? Como resolver?

O que gera é óbvio: o Windows. Quem produziu ela todo mundo já sabe, mas há motivos de sobra para que ela apareça do nada e arruíne sua vida. Em geral a BSOD pode ocorrer ao tentar instalar alguma inutilidade, quando um driver não é compatível, ao adicionar uma placa de vídeo que custou mil reais, em situações que a memória RAM apresenta defeitos ou até quando algum arquivo do Windows está corrompido – ou seja, sempre vai dar tela azul.

Soluções? Até existem, mas são poucas. Em teoria, bastaria realizar o inverso do erro, ou seja, se um novo hardware ocasionou a travada, bastaria remover a placa e jogá-la no lixo. Contudo, o problema é descobrir o que ocasiona o erro, porque a tela azul não vai informar com todas as letras e detalhes o motivo da parada. Normalmente, o BSOD exibe a seguinte informação: *** STOP: 0x000008E (0C0000005, 0XBFABFF1B, 0XB8F61B14, 0X00000000).

Alguns computadores que apresentaram Tela Azul

Caso você seja um gênio da informática ou o programador do Windows, certamente vai entender ao que se refere o erro, contudo seres humanos (e até os que têm a inteligência do Einstein) não conseguem resolver um problema somente analisando o código do erro – tá bom, o Einstein conseguiria. Enfim, só para constar, a mensagem apresentada no parágrafo acima faz referência a um possível problema no driver da NVIDIA.

Se você está passando por diversos erros de tela azul, talvez o artigo “O que fazer quando a Tela Azul da Morte der as caras?” que o Baixaki criou ajude. No entanto, os azarados que estão sofrendo com erros há muito tempo devem recorrer a uma solução mais drástica: sentar e chorar, aliás, trocar de sistema (ou comprar um PC novo e jogar o seu no lixo).

A tela azul virou moda

Sim, virou uma moda não só nos computadores, mas também na vestimenta, nos acessórios e em outros gadgets. Atualmente existem camisetas estampadas com a BSOD, mousepads personalizados, canetas com a mensagem, wallpapers, screensavers e outros tantos produtos virtuais e reais.

Caneca com Tela Azul

Imagem por yuri goytacaz

Vale lembrar que já aconteceu (e ainda pode acontecer) no Nintendo DS, no PSP e nos antigos Gameboys Advanced erros parecidos com o da Tela Azul da Morte. Entretanto, os consoles portáteis apenas geram erros semelhantes quando o usuário remove os jogos durante a execução ou quando a execução de algum programa gera conflito com o software do video game.

Erros sempre existirão e nada será perfeito, pois sempre há falhas, ainda mais que a cada dia surgem novos programas, novos itens de hardware e provavelmente alguma novidade não será compatível com antigos softwares e hardwares.

 

Baixaki

Foi detectado um problema e o Error 404 acabou de forma inesperada.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, comente abaixo. Se a tela foi exibida novamente, você provavelmente está visitando o artigo pela segunda vez.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x000007 (0C0000001, OXBFABFFIB, 0XB8F51B31, 0X00000000)

*** baixaki_404.dll – Address BXK1FF1B base at NZN9D4000, Datestamp 01072010h17


Iniciando despejo de memória física.
Despejo de memória física concluída.
Não deixe de dar sua opinião.
Após comentar, visite outro link para solucionar o problema!
Baixaki

Foi detectado um problema e o Error 404 acabou de forma inesperada.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, comente abaixo. Se a tela foi exibida novamente, você provavelmente está visitando o artigo pela segunda vez.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x000007 (0C0000001, OXBFABFFIB, 0XB8F51B31, 0X00000000)

*** baixaki_404.dll – Address BXK1FF1B base at NZN9D4000, Datestamp 01072010h17


Iniciando despejo de memória física.
Despejo de memória física concluída.
Não deixe de dar sua opinião.
Após comentar, visite outro link para solucionar o problema!

Cupons de desconto TecMundo: