O desabrochar do edifício mais sustentável do mundo

1 min de leitura
Imagem de: O desabrochar do edifício mais sustentável do mundo

Os arquitetos das empresas Grontmij e Soeters Van Eldonk ganharam uma competição internacional de design e ficaram com a responsabilidade de desenvolver o Wuhan New Energy Center (Novo Centro de Energia de Wuhan), na China.

O complexo abrigará um instituto de pesquisas acerca de novas fontes de energia e sustentabilidade. A construção começa em novembro de 2010 e quando terminada o edifício será o primeiro do mundo a receber a credencial BREEM.

O prédio com formato semelhante a um copo-de-leite terá emissão nula de carbono e também ambiciona por não gastar energia alguma. No total, ele terá 140 metros de altura e ficará cercado por laboratórios em forma de folhas.

Wuhan New Energy Center

Fonte: Grontmij

Seu telhado será recoberto com painéis para a captação de energia solar, de forma a ter sempre energia renovável. Por sua vez, toda a água proveniente das chuvas que caírem sobre o edifício será coletada, filtrada e usada para consumo interno. O pistilo no topo do prédio será constituído de turbinas eólicas verticais, também capazes de gerar e armazenar energia renovável – porém, desta vez, por meio do vento.

As bordas desse “copo-de-leite” gigante também possuem função: elas foram projetadas de forma a controlar a temperatura interna da construção. Além disso, ela é caracterizada pelo princípio da ventilação natural, pois sua chaminé central foi desenvolvida para ser capaz de maximizar a ventilação do ar.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.