(Fonte da imagem: Reprodução/Ubergizmo)

A utilização de redes WiFi em aviões sempre gerou muita polêmica e ainda hoje é uma tecnologia com restrições em diversas companhias aéreas. No caso das empresas que oferecem o serviço, as conexões são muito limitadas.

É justamente por conta desses e outros problemas que a Ofcom, autoridade independente regulamentadora de telecomunicações no Reino Unido, está propondo licenciar um esquema especial que pode garantir uma internet até dez vezes mais veloz.

De acordo com a notícia do Ubergizmo, o sistema da Ofcom utiliza antenas para transmitir o sinal quando as aeronaves estão sobrevoando áreas terrestres e satélites para retransmitir dados em momentos que o avião está sobre o mar.

Para entrar funcionamento, o sistema ainda depende da aprovação das companhias aéreas britânicas. Se tudo ocorrer conforme o planejado, novas conexões devem ser disponibilizadas em 2014. Conforme os detalhes da Ofcom, algumas negociações estão em processo com outros órgãos europeus para incluir a novidade na França, Alemanha e Luxemburgo.

Cupons de desconto TecMundo: