5 motivos para utilizar o Gtalk

3 min de leitura
Imagem de: 5 motivos para utilizar o Gtalk

A Google é a maior empresa relacionada à internet do mundo. Disso não há como alguém discordar. Também é fato que alguns de seus serviços estão entre os mais acessados e difundidos nos mais variados segmentos, desde auxiliadores para localização (Google Maps) até redes sociais (Orkut).

Mas há um mercado que ainda não foi dominado pela gigante norte-americana, trata-se dos mensageiros instantâneos e, nesse ponto, a Google ainda está bem atrás das concorrentes. Você é um usuário do Google Talk? Se não é, confira agora algumas boas razões que farão você pensar melhor a respeito desse serviço.

O programa Google Talk

Assim como Windows Live Messenger e Yahoo! Messenger, o Gtalk também possui um software independente de navegadores para ser utilizado. A interface deste software é muito simples e, por consequência, leve. Isso facilita bastante para os usuários que precisam de conversas mais dinâmicas e sem muitos elementos gráficos.

Interface do Google Talk

Além disso, o Gtalk também possui um indicador de mensagens de email do Gmail, da mesma maneira que o Windows Live Messenger integra-se ao Hotmail. Há ainda opções para modificar o sistema de conversas, permitindo a aplicação de etiquetas às falas, ou vários outros modos diferentes, inclusive simulações de Orkut.

Integração com Gmail

Diretamente do GmailAs últimas atualizações do Hotmail permitiram isso na interface do serviço da Microsoft, mas para quem usa o Gmail, poder utilizar o mensageiro instantâneo diretamente na interface do email já não é novidade há tempos. Ao lado da caixa de entrada está a aba do Gtalk, pronto para ser utilizado.

O melhor de tudo é que não é necessário adicionar todos os contatos que você possui no Gtalk novamente no serviço integrado ao Gmail, pois, como a conta é unificada, os contatos já estão adicionados automaticamente.

Infelizmente não é possível realizar grandes modificações na interface das conversas instantâneas. Assim como não é possível enviar arquivos, mas conversas por voz e vídeo e bate-papo por grupo estão habilitados para quem quiser conversar diretamente pelo Gmail.

Integração com Orkut

Muita gente não sabe, mas é possível conversar com seus amigos a partir do Orkut, e em algumas contas é necessário habilitar o Gtalk para isso. Habilitar é muito simples, basta abrir a página de configurações da rede social e em seguida escolher a aba “bate-papo”. Em seguida é necessário escolher os grupos de amigos que terão acesso ao status e pronto.

Habilitando o Gtalk no Orkut

Quando o Orkut é inicializado, há no canto inferior esquerdo (canto direito para quem habilitou o novo Orkut) um frame chamado “Amigos online”. Abrindo este frame estarão todos os contatos disponíveis, para conversar com algum deles é necessário apenas clicar sobre o nome.

A diferença entre o Gtalk integrado ao Gmail e o Gtalk integrado ao Orkut está na possibilidade de enviar arquivos pelo Orkut. Basta procurar a opção “Enviar arquivo” na barra de ações da janela de conversa. Bate-papo por vídeo e voz e conversa em grupo funcionam da mesma forma do Gmail.

Enviando arquivos e conversando

Leveza no funcionamento

Independente da forma escolhida, seja integrado ao navegador, seja por software independente, o Google Talk ganha muitos pontos sobre a concorrência por ser o mensageiro instantâneo mais leve encontrado na internet. Assim é o mensageiro mais democrático, pois roda sem problemas em qualquer computador.

Também há vantagens na integração às contas Google, que hoje estão presentes em grande parte do território web do mundo. Por essa razão a grande maioria dos internautas já possuem uma conta Gtalk, mas ainda não utilizam o serviço, que só precisa ser habilitado.

Gtalk em comparação com o Windows Live Messenger

Google Talk em comparação com o Windows Live Messenger

Conversas por vídeo

Ao contrário do Windows Live Messenger, que sofre muito com a instabilidade das conversas por vídeo, o Google Talk dificilmente trava nas videconferências realizadas a partir do software de mensagens instantâneas.

Mesmo sem a  instalação do programa, alguns plugins leves permitem que os usuários se vejam por videoconferência a partir dos clientes de bate-papo integrados ao navegador, tanto do Gmail, quanto do Orkut, facilitando para os usuários que não podem instalar programas nas máquinas.

Você já usa o Google Talk? O que acha que falta neste serviço para que ele seja considerado um dos melhores mensageiros instantâneos do mundo? Será que algum dia ele conseguirá roubar o mercado que hoje é dominado pelo Windows Live Messenger?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.