Internet

Netflix vai usar IA para inserir publicidade em filmes e séries de forma discreta

Em evento realizado na quarta (14), a Netflix anunciou que desenvolve um novo formato para incluir anúncios e publicidade em vídeos e séries de forma discreta

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

16/05/2025, às 15:30

Netflix vai usar IA para inserir publicidade em filmes e séries de forma discreta

Fonte: Netflix

Seguindo passos semelhantes aos do YouTube, a Netflix vai utilizar inteligência artificial para exibir anúncios em séries e filmes de forma discreta. A tecnologia foi apresentada na quarta-feira (14), durante o evento Upfront, e será implementada a partir de 2026 para assinantes do plano com anúncios.

A proposta é inserir publicidade de outras produções de maneira sutil e menos intrusiva, sem interromper a reprodução do conteúdo — evitando, assim, incomodar o usuário. Os anúncios serão interativos e poderão surgir como sobreposições na tela ou durante pausas no streaming.

“A Netflix inaugurou um novo framework modular para formatos de anúncios que usa inteligência artificial generativa para mesclar anúncios com os mundos de nossas produções”, explicou a empresa. “Isso vai criar uma experiência melhor e mais relevante para nossos membros [anunciantes] e proporcionar melhores resultados”, completou.

undefined
A Netflix busca tornar a exibição de anúncios mais discreta e eficiente usando IA. (Fonte: Netflix/Reprodução)

Com essa nova abordagem, a Netflix pretende incluir call to actions (chamadas para ação), botões e outros atalhos para convidar o espectador a acessar novos conteúdos — tudo com o objetivo de “entregar o anúncio certo no momento certo”, segundo Amy Reinhard, presidente de publicidade da Netflix.

Os detalhes sobre o funcionamento desse formato ainda não foram revelados. Como o lançamento está previsto apenas para o próximo ano, o recurso segue em desenvolvimento.

Plano com anúncios da Netflix tem milhões de usuários

Durante o mesmo evento, a Netflix revelou que o plano com anúncios já conta com 94 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. De acordo com a empresa, essa modalidade alcança mais pessoas entre 18 e 34 anos do que qualquer emissora de TV aberta ou por assinatura nos Estados Unidos.

No Brasil, o plano com anúncios custa R$ 20,90 e é uma das opções mais acessíveis da plataforma. Nessa modalidade, o usuário precisa assistir a alguns minutos de publicidade por hora, mas sem interrupções em momentos cruciais do conteúdo.

YouTube também aposta em IA para anúncios

Também na quarta-feira, o Google anunciou que o YouTube vai usar inteligência artificial para identificar o melhor momento de exibir anúncios em vídeos. A novidade, chamada Peak Points, detecta os trechos mais relevantes do conteúdo e insere uma janela de publicidade logo em seguida.

Assim como a Netflix, o objetivo do YouTube é tornar os anúncios menos disruptivos, aproveitando ao máximo a atenção da audiência.

Quer saber como a tecnologia está transformando a forma como consumimos conteúdo? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das inovações que moldam o futuro do streaming.


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.