Cobertura Mix 10: o primeiro dia é dos apps do WP7

2 min de leitura
Imagem de: Cobertura Mix 10: o primeiro dia é dos apps do WP7

O Windows Phone 7 (WP7) marcou forte presença no primeiro dia da Mix 10, porém o que brilhou mesmo foi o Silverlight. Basicamente tudo aquilo apresentado teve alguma relação com o aplicativo. Para quem não sabe, o Silverlight é o maior concorrente do Flash - e chegou a ganhar dele o acordo de transmitir os Jogos Olímpicos de 2010 pela NBC.

Por ser disponibilizado via Windows Update, o Silverlight hoje está em cerca de 60% dos computadores do mundo todo. Tanto o player quanto o workflow de edição, codificação, ingestão de propagandas e conexões com CDNs, agora são Opensource e estão disponíveis para download no CodePlex. A atual versão do aplicativo não suporta exibição em tela cheia num monitor enquanto você trabalha em outro, mas com a nova isso é possível.

Além do Silverlight 4 RC, Visual Studio 2010 RC e Expression Blend 4 RC também foram disponibilizados para download. Os três oferecem suporte para Windows Phone 7 e servem para criar aplicativos para ele. O WP7 conta também com o Live Tiles, ferramenta que promete personalizar a experiência de cada usuário.

Os Tiles são comparáveis com widgets, pois recebem informações da internet e servem como atalhos para aplicativos e Hubs (serviços do Zune e Windows Phone). Com isso, o WP7 parece mais completo que o iPhone e ajuda o usuário a entender melhor como os apps funcionam.

Ele possui barra de aplicativos e barra de comandos padrão para todos eles. Muito dessa evolução é devido ao chip Tegra, da NVIDIA. Para evitar más experiências por parte dos usuários, todos os Windows Phone 7 Series apresentam seu hardware padronizado.

A agenda do WP7, por sua vez, apresenta o revolucionário botão “vou me atrasar”. Com ele você envia uma mensagem reportando o atraso para todos os participantes do compromisso escolhido. Além disso, o WP7 é um “Zune Phone”: conta com Music Hub e Video Hub, fora outros serviços de terceiros. Algo interessante, também, é a possibilidade visualização de imagens em 3D no aparelho.

Com o Visual Studio 2010, aplicativos para PC, WP7 e Xbox 360 compartilham 90% de seus códigos. Graças a isso, você pode jogar algo não importa onde. Acredite ou não, houve uma demonstração de poucos minutos na qual um app foi criado - e com funcionalidade melhor do que a de alguns já existentes.

A previsão de chegada ao mercado do Windows Phone 7 é para o final do ano, porém ainda não se sabe se o lançamento será feito no Brasil. O app Seesmic para Windows, agora em Silverlight, foi feito de maneira a rodar também no Mac - os plugins que esse aplicativo suporta rodaram em ambos os SOs.

O Seesmic ainda conta com exibição de mídia online, suporte para geolocalização e exibição de perfis do Twitter com o mesmo plano de fundo mostrado na internet. Seu plugin do Bing Maps, por outro lado, mostra os usuários do Twitter perto de onde você está.

Ainda com os aplicativos, o que mais impressionou foi o Coding4Fun: depois de várias tentativas de conexão, controlou - via toques na tela e acelerômetro - um robô canhão que atirou camisetas para o auditório.

Por fim, foi anunciado que trials e demos estarão disponíveis na Marketplace Hub a critério dos desenvolvedores e, também, para a surpresa de muitos, que a maioria dos apps demonstrados hoje foram desenvolvidos nas últimas três semanas.

Amanhã o grande destaque da Mix 10 promete ser o IE9! Fique ligado e descubra todos os detalhes da próxima versão do navegador da Microsoft!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.