Dicas do Windows 7: desativando o modo Despertar pelo mouse e teclado

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: desativando o modo Despertar pelo mouse e teclado

Os monitores podem ser configurados para que desliguem após algum tempo de ociosidade de sistema. Essa escolha é feita por meio dos ajustes de energia do próprio Windows e garante economia energética, pois evitam que os monitores continuem a trabalhar enquanto não há atividades sendo efetivamente realizadas.

O problema é que assim como ocorre com os protetores de tela, qualquer ação do mouse ou teclado também reativa os computadores de seu modo “Dormir”. Mouses mais modernos possuem muita sensibilidade de movimento e, por isso, acabam despertando o sistema operacional com pequenos movimentos involuntários, que podem ser até mesmo acidentais.

Primeiros passos

Para evitar esse problema, o portal Baixaki recomenda a seus usuários que desativem o mouse para a “reativação do Windows”. Isso pode ser feito de maneira muito simples, basta seguir os passos a seguir, lembrando que o mesmo procedimento pode ser realizado no Windows Vista.

O primeiro passo é a abertura de menu de comandos do Windows, que pode ser acessado pelo botão Iniciar. Digitando “Mouse”, o usuário poderá acessar as configurações do dispositivo.

Na aba “Hardware” acesse a opção “Propriedades” e em seguida clique sobre o botão “Alterar configurações” e, por fim, na aba “Gerenciamento de Energia”.

Concluindo o processo

Basta desmarcar a opção “Permitir que este dispositivo acorde o computador”. Pronto, agora o movimento do mouse não poderá mais despertar o computador quando ele estiver no modo “Dormir”.

Para o teclado

O processo para desativar o modo "Despertar" pelo teclado é praticamente igual ao utilizado para desativar o mouse. Na barra de comandos do Menu Iniciar digite "Teclado", clique sobre o resultado e em seguida selecione a aba Hardware. Escolha o teclado correto e clique sobre o botão "Propriedades" e em seguida escolha a aba "Gerenciamento de Energia".

Janela de gerenciamento

Desmarque a opção "Permitir que este dispositivo acorde o computador. Assim não será mais permitido que o Windows desperte do modo "Hibernar" ao ser pressionada alguma tecla.

Importante: não é recomendado que teclado e mouse sejam desativados simultaneamente, pois desse modo ficará impossível despertar o sistema operacional.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.