Dados da internet ocupariam um espaço inferior a um navio petroleiro caso fossem algo físico

1 min de leitura
Imagem de: Dados da internet ocupariam um espaço inferior a um navio petroleiro caso fossem algo físico

(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr de Steve Rhode)

Presente em praticamente qualquer lugar do mundo, a Internet é uma rede bastante etérea. Ao mesmo tempo em que ocupa um espaço imenso, o fato de ela se tratar de uma mera conjunção de dados espalhados por milhões de máquinas faz com seja praticamente impossível mensurar seu espaço real.

Porém, segundo cálculos feitos por Randall Munroe, conhecido mundialmente pelos quadrinhos XKCD, uma versão física da internet seria menor do que um navio petroleiro. Para chegar a essa conclusão, ele levou em consideração o espaço ocupado por drives de armazenamento de 3,5 polegadas e a quantidade desses produtos que fabricada a cada ano (aproximadamente 650 milhões).

Segundo Munroe, a cada segundo são produzidos o equivalente a 8 litros de unidades de armazenamento. Com isso, levando em consideração a quantidade de dispositivos (responsáveis por guardar a maioria das informações divulgadas na internet) produzidos nos últimos anos, o espaço ocupado pelos dados da rede não seria suficiente para encher um cargueiro.

Vale notar que o cálculo feito por Munroe leva em consideração somente os dispositivos necessários para armazenar os dados disponíveis na rede. Caso fosse levado em consideração toda a infraestrutura da internet, que inclui cabos subterrâneos e chips de computador, com certeza o espaço total ocupado seria muito maior.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.