A tecnologia digital no serviço de bordo

4 min de leitura
Imagem de: A tecnologia digital no serviço de bordo

Utilizar a tecnologia para tornar a vida das pessoas mais confortável já não é novidade hoje em dia. A todo instante é possível ler reportagens que relatam o descobrimento de uma nova máquina que pode realizar alguma atividade humana.

Mesmo nos aviões já é possível ter acesso a alguns serviços básicos como telefonia e internet. Embora necessitem quase exclusivamente da tecnologia para conseguirem voar, as aeronaves são, talvez, o meio de transporte mais ultrapassado no quesito tecnologia a serviço dos usuários.

É claro que ainda há muito o que fazer para transformar os aviões em uma fonte de serviços, mas algumas novidades já estão pintando por aí. Telefones individuais, tomadas para carregar aparelhos eletrônicos, TV ao vivo e muito mais está para ser implantado em viagens domésticas e comerciais. Ficou curioso para saber do que se trata estas novidades? Então não deixe de conferir os tópicos abaixo.

Novas tecnologias nos aviões

Já é realidade

Celular a bordo

Nem todo mundo tem conhecimento, mas já é possível fazer ligações e enviar mensagens SMS do próprio aparelho celular em alguns voos internacionais e de primeira classe. Apesar de o uso de aparelhos celulares ter sido liberado em 2008 na Europa, ainda são poucas as companhias aéreas que aderiram à facilidade aos seus serviços.

A Air France foi uma das primeiras a realizar testes efetivos para o uso dessa tecnologia. Desde abril de 2008 os usuários da companhia aérea francesa podem efetuar ligações e enviar mensagens para amigos, familiares e colegas de trabalho.

No Brasil o cenário é outro.  Mesmo com a agência de aviação civil não dando garantias de que o serviço será liberado em território brasileiro, a TAM anunciou que vem estudando a possibilidade de equipar suas aeronaves com sistemas que tornem possível o uso de celulares, mas os responsáveis pelo assunto preferem não dar maiores detalhes.

Celular e conexão wi-fiPossivelmente algumas restrições quanto ao uso dos celulares no interior dos aviões serão impostas. Assim como os demais aparelhos – notebooks, tocadores MP3 – só podem ser ligados quando a aeronave atinge 3000 metros de altura, é bem provável que isso também se aplique aos aparelhos de telefonia móvel.

Conexão Wi-fi nas alturas

Considerado novidade nas aeronaves, a utilização de um sistema que permite conexão com a internet no interior dos aviões já fez o maior sucesso entre os usuários de algumas companhias internacionais.

A pioneira no oferecimento deste serviço é a American Airlines. Os passageiros que realizam voos de conexão entre Nova York e Los Angeles,ou São Francisco, ou Miami já podem navegar pela internet tranquilamente enquanto se encontram no espaço aéreo.

O serviço Gogo, fornecido pela Aircell, é o que torna isso possível. Aqueles que desejarem fazer uso do serviço precisam pagar uma taxa adicional de quase US$ 13,00 por voo. É possível navegar por qualquer página, além de acessar redes VPN corporativas.

Apesar da conectividade limitada, a Delta Air Lines também oferece conexões de rede sem fio aos seus usuários. As companhias aéreas brasileiras ainda não têm suporte para esta tecnologia, mas alguns estudos já estão sendo feitos para trazer esta novidade o mais breve possível para os céus verde e amarelo.

Uma música para relaxar

A maioria das companhias aéreas possui uma rádio própria com canais que tocam músicas dos mais diversos gêneros. Para ter acesso e conseguir ouvir estes canais cada passageiro recebe um fone de ouvido individual, o qual deve ser conectado a uma entrada normalmente localizada no braço das poltronas.

Alguns aviões um pouco mais equipados possuem tocadores de CD no encosto das poltronas, permitindo que o passageiro ouça as músicas de sua preferência.

Música para relaxar

Cinema no céu

Outro recurso muito encontrado em aeronaves de grandes companhias é o DVD individual. Cada assento possui um televisor e um aparelho de DVD portátil particular para cada passageiro, bem como fones de ouvidos.

Além dos DVDs fornecidos pela própria empresa aérea o usuário também pode assistir a qualquer outro filme que ele tenha em mãos. Essa foi uma alternativa encontrada para “aquietar” as crianças em voos muito longos.

O que pode pintar por aí

Televisão com transmissão ao vivo

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou que pretende, até meados 2011, oferecer aos usuários TV a cabo, com transmissão em tempo real. Dessa maneira, o passageiro pode assistir no avião exatamente à mesma programação que uma pessoa em terra.

A pretensão é que a transmissão seja feita via satélite, utilizando um sistema parecido com o do GPS, o que tornaria possível a recepção do sinal em qualquer canto do planeta, e a qualquer altitude. Resta agora torcer para que estes avanços cheguem o mais rápido possível à aviação brasileira.

TV a cabo no ar

Check-in biométrico

Em Londres, no aeroporto Heathrow, um sistema para reconhecimento facial de passageiros vem sendo testado desde 2006. O intuito é fazer com que o usuário não precise se dirigir a um balcão para a realização do check-in. Tudo seria feito por meio de softwares e sensores biométricos.

A empresa responsável pela implantação da tecnologia diz que o principal objetivo é diminuir a burocracia no controle de imigração e aumentar a segurança, uma vez que falsificar informações biométricas é muito mais difícil do que a assinatura.

Enquanto nada for definitivo, apenas os passageiros que se voluntariarem têm seus rostos, mãos e olhos passados no scanner e armazenados no banco de dados. No Brasil, não há previsão alguma para teste ou implantações da ideia.

concluindo

A tecnologia está cada vez mais avançada e presente na vida das pessoas. E você usuário, que tipo de recursos acredita que vai surgir nos próximos anos nas aeronaves? Não deixe de comentar e enviar sua opinião.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.