Como comprovar segurança? Conheça as Métricas Orientadas por Resultados

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como comprovar segurança? Conheça as Métricas Orientadas por Resultados

A cibersegurança tem se tornado pauta nas mais diversas frentes. Para se ter uma ideia, a Trend Micro anunciou que fechou o ano de 2023 bloqueando 161 bilhões de ameaças cibernéticas, um aumento de 10% se comparado ao que foi visto em 2022.

Em um ambiente no qual dados dos mais variados tipos ficam cada vez mais expostos, a pergunta que fica no ar é: como se proteger? Uma das respostas para isso é se apoiar nas Métricas Orientadas por Resultados (ODMs).

O que são Métricas Orientadas por Resultados?

Métricas Orientadas para Resultados representam indicadores quantitativos ou qualitativos. De maneira geral, são usadas para medir o desempenho e o progresso em direção a objetivos específicos.

Ao se apoiar nessa estratégia, uma empresa pode observar os resultados alcançados analisando o investimento em segurança cibernética e os níveis de proteção que ele gera. Dessa forma, se torna fundamental para direcionar a tomada de decisões informadas.

Outra vantagem percebida ao adotar as ODMs é o fato de utilizarem uma linguagem simples. Ou seja: todos os elementos relacionados a elas podem ser explicados de maneira clara mesmo para quem não é da área de TI e não lida com segurança na internet.

 

Métricas orientadasAs ODMs ajudam a garantir um ambiente mais seguro quando o assunto é segurança na internet. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Para que servem as Métricas Orientadas para Resultados?

Além de proporcionar uma comunicação mais transparente fora do setor de TI, as Métricas Orientadas para Resultados trazem em seu pacote outros fatores positivos.

Avaliação de desempenho

As Métricas Orientadas para Resultados permitem avaliar o sucesso ou o fracasso de uma iniciativa. Isso é feito com base nos resultados alcançados em relação aos objetivos estabelecidos.

Tomada de decisão

Outra vantagem de recorrer às ODMs é que elas fornecem informações objetivas que ajudam os tomadores de decisão a identificar áreas de sucesso. Elas também ajudam a detectar problemas e ajustar estratégias conforme necessário.

Foco na eficácia

Ao concentrar-se nos resultados, as Métricas Orientadas para Resultados garantem que os recursos sejam alocados de forma eficaz e que as atividades estejam alinhadas com os objetivos finais.

Transparência e prestação de contas

Com a possibilidade de comunicar e acompanhar regularmente os resultados, as Métricas Orientadas para Resultados promovem a transparência e ajudam a garantir a prestação de contas por parte das partes envolvidas.

Como utilizar as Métricas Orientadas para Resultados?

Para ficar em dia com as questões de cibersegurança e se apoiar em tudo que ela pode oferecer, basta seguir as etapas abaixo:

Definir objetivos claros e mensuráveis

 

SMARTTenha seus objetivos claros ao apostar em estratégias envolvendo ODMs. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo (a famosa técnica SMART), para poderem ser avaliados por meio das métricas.

Identificar as métricas relevantes

Selecione métricas que estejam diretamente ligadas aos objetivos estabelecidos. Elas devem ser capazes de fornecer insights sobre o progresso em direção aos resultados desejados.

Estabelecer metas

Defina metas ou benchmarks para cada métrica, com base em padrões históricos, referências do setor ou aspirações internas. Essa é uma das etapas fundamentais para análises posteriores.

Coletar dados de forma consistente

Implemente sistemas e processos para coletar dados de forma consistente e precisa ao longo do tempo, garantindo uma análise assertiva ao longo do tempo.

Analisar e interpretar os resultados

Analise regularmente os dados coletados para avaliar o desempenho em relação às metas e objetivos estabelecidos. Após essa etapa, identifique tendências, padrões e áreas de melhoria.

Ajustar estratégias e ações

Com base na análise dos resultados, faça ajustes nas estratégias e ações conforme necessário para otimizar o desempenho e alcançar os resultados desejados.

Comunicar os resultados

Comunique regularmente os resultados às partes interessadas relevantes, garantindo transparência e promovendo a prestação de contas.

comunicar resultadosDefinir os objetivos de médio e longo prazo são importantes quando se fala em cibersegurança. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Aposte em cibersegurança com o Zero Trust

Existem várias formas de se manter em dia quando o assunto é segurança na internet. Para os que desejam uma solução confiável, uma das recomendações é o Zero Trust da Dell Technologies.

O Zero Trust apresenta um conjunto bem definido de atividades integradas de segurança. Por meio dele, as empresas podem reduzir a superfície de ataques, detectar e responder rapidamente a ameaças cibernéticas. Ele ajuda até mesmo a se recuperar rapidamente de um ataque que coloque em risco a cibersegurança da organização.

Ainda sobre o Zero Trust, a Dell Technologies oferece duas abordagens diferentes: o Project Fort Zero e a Jornada de Zero Trust. Enquanto a primeira é voltada para minimizar o risco de ataques cibernéticos, a outra vem para aprimorar a capacidade de detectar, defender e se recuperar de atividades mal-intencionadas.

Além disso, através do programa Dell Expert Network, profissionais autônomos de TI têm acesso a especialistas em cibersegurança. Faça parte do programa e conte com recursos específicos para te ajudar em sua jornada profissional. Conheça agora mesmo o Dell Expert Network!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.