Anúncios falsos: como impedir que seus filhos caiam neles

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Anúncios falsos: como impedir que seus filhos caiam neles
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Em uma realidade repleta de telas brilhantes, redes sociais viciantes e jogos cheios de itens e skins, as crianças estão cada vez mais conectadas e expostas à internet. Seu interesse natural por conteúdos, jogos e aplicativos é uma expressão de sua curiosidade inata que, por outro lado, pode expô-las a riscos online. 

As notícias alarmantes sobre crianças que, sem compreender totalmente as implicações, fizeram compras online com o cartão de crédito de seus pais após clicar em anúncios tentadores, servem de alerta. Por si essa é uma atitude prejudicial, mas piora quando se tratam de anúncios falsos que, além do prejuízo financeiro, podem gerar roubo de dados, fraudes, golpes e danificar dispositivos. 

 Confira abaixo como pais e tutores podem proteger seus pequenos dos perigos dos anúncios falsos na internet:

GettyImagensCrianças tem a tendência de clicar em anúncios chamativos dentro de aplicativos. É preciso estar em alerta!

Dicas para ensinar crianças a identificar anúncios falsos 

À medida que as crianças exploram a internet, é fundamental que elas saibam como identificar anúncios falsos. Esses anúncios podem levá-las a sites perigosos, solicitar informações pessoais ou, até mesmo, fazer o download de vírus no dispositivo. A educação é a primeira linha de defesa. 

1. Explique a natureza dos anúncios 

Comece explicando o que são anúncios, para que eles servem e como eles são projetados para chamar a atenção e fazer as pessoas clicarem. Em uma linguagem adequada e clara para o pequeno, mostre como identificar rótulos como "Anúncio" ou "Patrocinado". 

2. Destaque sinais de alerta 

Eduque as crianças para reconhecer sinais de alerta, como promessas exageradas, tom de ameaça, erros ortográficos e gramaticais, ou botões suspeitos. Mostre que, se a oferta parece boa de mais para ser verdade, provavelmente é. 

3. Incentive a pesquisa 

Ensine seus filhos a pesquisar ao encontrarem anúncios suspeitos. Mostre que buscando pelo nome da empresa ou produto no Google, ele encontrará se ela realmente existe, qual o site oficial e o valor médio do que está sendo oferecido. 

4. Promova o diálogo 

Incentive seus filhos a sempre perguntar antes de clicar em qualquer anúncio ou link desconhecido. Quando acontecer, aproveite a oportunidade para mantenha um diálogo aberto sobre a segurança online. 

Invista em um sistema de proteção digital completo 

Mesmo explicando e educando as crianças, ainda exitem os riscos de cliques, sejam eles sem querer ou intencionais. Por isso é importante reforçar a cibersegurança com o uso de ferramentas de controle parental, como o Kaspersky Safe Kids, que permitem monitorar e gerenciar a atividade online de seus filhos. 

GettyImagensA educação é a primeira linha de defesa, mas contar com um software de segurança é estratégia para garantir proteção completa.

O Kaspersky Safe Kids é um aplicativo instalado no dispositivo de seus filhos e associado a outro aplicativo em seu telefone, permitindo que você acesse relatórios e personalize configurações, como gerenciamento do tempo de tela por dispositivo. Isso permite que você mantenha um olho nas atividades online de seus filhos, aplicando restrições quando necessário. 

Outra grande vantagem dos planos de proteção da Kasperksy é a neutralização de ameaças, mesmo que a criança clique em algum link suspeito, impedindo a instalação de malware e bloqueando sites falsos. Com isso, você e sua família têm a tranquilidade de contar com uma proteção reforçada para uma experiência online segura e educativa 

Lembre-se de que a educação e a comunicação aberta desempenham um papel fundamental na proteção online das crianças. Acesse o site da Kaspersky e saiba mais sobre como elas podem blindar sua segurança digital. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.