Operação 404: nova fase tira do ar sites e apps com transmissão ilegal da Premier League

1 min de leitura
Imagem de: Operação 404: nova fase tira do ar sites e apps com transmissão ilegal da Premier League
Imagem: Getty Images/Reprodução

A polícia civil de diversos estados brasileiros realizou na manhã desta terça-feira (28) uma nova fase da Operação 404. O objetivo é desmantelar transmissões piratas e a comercialização de plataformas ilegais de streaming ou TV por assinatura no país.

A operação conjunta envolveu o cumprimento de 24 mandados de busca, sendo 22 deles no Brasil, com alvos também na Argentina e nos Estados Unidos. Além disso, foram derrubados 606 sites, mais de um terço deles hospedados em domínios nacionais.

Além das páginas, foram desabilitados 19 aplicativos que exibiam o conteúdo do streaming. Algumas dessas operações estavam registradas em outros países, como Peru e Reino Unido. Entre os alvos da atual operação estão principalmente transmissões de jogos do Campeonato Inglês de futebol, a Premier League.

Um dos materiais apreendidos na operação feita no Paraná.Um dos materiais apreendidos na operação feita no Paraná.Fonte:  PCPR/Agência Estadual de Notícias 

Um dos alvos da vez estava no estado de Mato Grosso. O local era a sede de um serviço pirata de transmissão que tinha mais de 60 mil clientes. Nas cidades paranaenses de Londrina e Assis Chateaubriand, foram apreendidos celulares, notebooks e computadores "que auxiliarão no andamento das investigações".

Operação 404

A Operação 404 começou em 2019 no Brasil tendo como objetivo combater a pirataria digital no Brasil. O nome foi escolhido porque esse numeral é o código de erro exibido por sites cujo acesso não está disponível no momento.

As ações são realizadas em locais que hospedam serviços piratas que vendem de forma clandestina programas que têm os direitos de transmissão protegidos — caso da Premier League, por exemplo, que é exibida nos canais ESPN e no streaming Star+.

Essa é atualmente a sexta fase da Operação 404, que já havia realizado 11 prisões na etapa anterior, que aconteceu ainda este ano. Em um caso do ano passado, até mesmo o metaverso foi usado como espaço de busca pelas autoridades.

Os investigados também são ligados a acusações que incluem possíveis práticas de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.