Quantos acessos simultâneos um site aguenta?

4 min de leitura
Imagem de: Quantos acessos simultâneos um site aguenta?
Imagem: GettyImages

Sempre que períodos de grandes compras chegam, como a Black Friday, a Cyber Monday e até mesmo o Natal, é comum os sites ficarem sobrecarregados e apresentarem instabilidades. O que muitos talvez não saibam, entretanto, é que esse problema pode ter relação com o número de acessos simultâneos que a página aguenta.

Do ponto de vista mais técnico, há alguns fatores que acabam pesando nesse sentido, e é exatamente sobre eles que falaremos nas linhas a seguir.

Quais elementos afetam os acessos simultâneos de um site?

Há diversos fatores que podem influenciar quando falamos em um site que passa por lentidão, e isso vai além do número de usuários. Os três principais serão detalhados a seguir.

1. Plano de hospedagem

Escolher o plano de hospedagem correto é essencial para não sofrer com problemas de acessos simultâneos.Escolher o plano de hospedagem correto é essencial para não sofrer com problemas de acessos simultâneos.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Um dos primeiros pontos que afeta o número de acessos que um site consegue suportar é o plano de hospedagem contratado. Logo, ao planejar a criação de uma página é importante pensar não apenas no estágio inicial, mas também no que se deseja a longo prazo.

Dentre os principais tipos de hospedagem, segundo a HostGator, empresa especialista na área, podemos destacar:

  • Compartilhada: conta com múltiplos sites dividindo a infraestrutura de um servidor, sendo a mais econômica para iniciantes;
  • VPS: opção de servidor virtual dedicado, oferecendo um pouco mais de controle por ter um espaço voltado apenas para um site;
  • Dedicada: conta com um servidor exclusivo, além de oferecer total controle e suportar altas demandas de acessos;
  • Nuvem: conta com diversos recursos em rede, além de alta disponibilidade pelo fato de todas as informações ficarem em servidores diferentes;
  • WordPress: otimizada para WordPress, apresenta recursos importantes para quem quer trabalhar com esse tipo de site.

“Caso a loja tenha picos simultâneos acima de 100 acessos, é recomendado usar os planos VPS ou dedicado, onde um ambiente isolado é criado para o cliente. Nessa área, é possível escalar recursos para o site, e em caso crítico usar o auxílio da CloudFlare para ter melhor aproveitamento dos recursos”, explica Igor de Andrade, SysOps sênior da HostGator.

2. Otimização do site

Uma das formas de garantir que seu site não terá problemas de acessos simultâneos é realizando rotinas de otimização.Uma das formas de garantir que seu site não terá problemas de acessos simultâneos é realizando rotinas de otimização.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Outro fator importante quando falamos no número de acessos simultâneos que um site suporta é o quão otimizado ele está. Quanto mais leve forem os elementos em sua composição, mais rápido ele fica por não exigir um tempo muito grande em seu carregamento.

Neste ponto, um elemento importante a ser observado é o tipo de imagem que foi utilizado e se a página possui um número grande de vídeos. Se esses elementos estiverem de acordo, a experiência do usuário na página será melhor.

Também vale mencionar que tanto os códigos quanto o banco de dados do site devem ser otimizados, garantindo uma melhoria no desempenho da página.

“Seu desenvolvedor deve ser atento para coletar padrões que tragam degradação de performance de sua aplicação, como, por exemplo, querys lentas no banco de dados escolhido. Por conta disso, recomenda-se uma boa modelagem de banco no desenvolvimento”, continuou o funcionário da HostGator.

“Além disso, outra boa prática é a criação de índices no banco de desenvolvimento, conferindo ‘inteligência’ nas consultas que teu banco vai fazer e encontrando items em bancos maiores, por exemplo”, comenta Andrade.

3. Segurança

Manter todos os softwares de segurança de um site atualizados ajuda a evitar diversos problemas.Manter todos os softwares de segurança de um site atualizados ajuda a evitar diversos problemas.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Por fim, outro aspecto que pode afetar os acessos a um site é a segurança. Nesse sentido, mecanismos para detectar e mitigar ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) ajudam a manter a disponibilidade do site em situações de tráfego excessivo malicioso.

“A ferramenta que citamos acima, CloudFlare, disponibiliza por padrão mecanismos de defesa contra ataques DDoS de forma gratuita, assim como a opção ‘Estou sob ataque’, que pode ser usada de forma gratuita”, explicou o especialista da HostGator.

“Outra recomendação é colocar validação de bots automatizados com proteção de captchas, e o CloudFlare também fornece isso de maneira gratuita”, finaliza Andrade.

Por que verificar a quantidade de acessos simultâneos é importante?

Para quem trabalha com sites ou deseja começar nesse segmento, entender a quantidade de acessos simultâneos é importante para evitar os seguintes problemas:

1. Lentidão ou queda do site

Lentidões em site, estejam elas associadas a acessos simultâneos ou não, afetam negativamente a experiência de usuário.Lentidões em site, estejam elas associadas a acessos simultâneos ou não, afetam negativamente a experiência de usuário.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Se o seu site tiver um número de acessos simultâneos muito alto e o plano escolhido não suportar essa demanda, há grandes chances de todos experimentarem uma navegação lenta ou até mesmo a queda da página.

Caso perceba que o site está ficando mais conhecido entre o público, é importante realizar upgrades no serviço de hospedagem conforme a demanda exigida. Essa é a melhor forma de garantir que tudo funcione corretamente.

2. Problemas de SEO

Esteja em dia com as rotinas de otimização e tenha a hospedagem adequada para ocupar o topo das buscas nos mecanismos de busca.Esteja em dia com as rotinas de otimização e tenha a hospedagem adequada para ocupar o topo das buscas nos mecanismos de busca.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

O Google avalia diversos aspectos ao definir quais páginas aparecem nas primeiras posições ao realizar uma busca, e um desses fatores é a otimização da página.

Como mencionamos anteriormente, a lentidão de uma página, seja por conta de acessos simultâneos ou problemas de otimização vão impactar o site de forma negativa. Logo, se um endereço demora muito para carregar, ele ficará mais para trás nos resultados de busca.

Vale destacar, entretanto, que o site cair uma vez não vai impactá-lo de maneira negativa logo de cara. Porém, isso se tornará algo grave caso o problema se torne constante.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para saber mais e aproveite para nos seguir em nossas redes sociais. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.