A Netflix comemorou, na terça-feira (1º), os dez anos de existência do recurso Perfis, aquelas carinhas quadradas sorridentes que permitem que várias pessoas da casa usem a mesma conta, mas mantenham suas experiências pessoais personalizadas. Assim, cada um tem seu próprio histórico, recomendações e configurações, sem atrapalhar os demais residentes.
De acordo com o diretor sênior de produto de experiência do membro, Pat Flemming, a ideia dos Perfis surgiu com a frase “você arruinou minha Netflix!”. A ideia então foi evitar essas discussões quando “você quer assistir a algo na Netflix, mas sua página inicial foi tomada por seu cônjuge em busca de sustos ou por seus [filhos] adolescentes", explicou.
Atualmente, os Perfis foram amplamente adotados e a maioria das contas Netflix possui pelo menos um perfil adicional, diz a empresa. Além da personalização, eles oferecem mais opções de controle, como reprodução automática e legendas.
Os Perfis através dos tempos
Primeira tela de Perfis, apresentada em 1º de agosto de 2013.Fonte: Netflix/Reprodução
Quando o recurso foi lançado, em 2013, a Netflix disponibilizava até cinco perfis de usuário por conta, prática que permanece até hoje. Na época, a empresa até usava o recurso como um diferencial para atender seus usuários não importando onde estivessem. Mas essa história começou a mudar no ano passado.
Em outubro de 2022, a Netflix lançou o recurso de transferências de perfil que, na prática, combate o compartilhamento de senhas, uma vez que possibilita aos usuários que usam uma conta de outra residência se tornarem assinantes sem perder os seus dados originais.
A partir do dia 23 de maio de 2023, a gigante do streaming começou a enviar e-mails para todos os seus assinantes no Brasil que compartilham contas fora de suas residências. O recado é claro: "a conta Netflix deve ser usada por uma única residência".