Vice falindo: 6 reportagens do site que marcaram a internet

2 min de leitura
Imagem de: Vice falindo: 6 reportagens do site que marcaram a internet

Após quase 30 anos no ar, a revista e portal Vice entrou com pedido de proteção contra falência nos Estados Unidos. A empresa pediu recuperação judicial visando adiar pagamentos de dívidas, ganhar tempo para reestruturar a companhia e facilitar a venda para os interessados, que deverão investir US$ 225 milhões na compra da editora.

Com um investimento de US$ 20 milhões dos credores, a companhia vai continuar operando durante o processo judicial. Para a BBC, a empresa afirma que espera emergir "financeiramente saudável e mais forte em dois a três meses". "Este processo de venda supervisionado pelo tribunal fortalecerá a empresa e posicionará a Vice para um crescimento de longo prazo", disseram Bruce Dixon e Hozefa Lokhandwala, diretores executivos da Vice.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Criado em 1994, o veículo é focado na produção de documentários diários, mas ficou mais conhecido por sua linguagem descontraída e, principalmente, pelas pautas atuais e curiosas que conversavam diretamente com o público jovem. No Brasil, a Vice encerrou as operações em 2020, após a demissão em massa dos funcionários.

Fã ou não, é bem provável que você tenha esbarrado em uma ou mais matérias do veículo pela internet. Para relembrar a trajetória da Vice, o TecMundo separou 6 reportagens que marcaram a história do veículo!

1 - Ingrediente especial

Aceitarias um drink com o seu próprio esperma? Em uma matéria publicada pela Vice em 2013, o repórter Pedro Falcão relatou sua experiência com o ingrediente especial. O que ele achou da bebida com álcool e sêmen humano você pode conferir no site da Vice.

2 - Relato sincero

As performances de Marina Abramovic já são famosas na internet. Em 2010, a artista performática viralizou pela obra em que passou 716 horas sentada em silêncio de frente para estranhos. Em 2020, no ápice da quarentena, um site promovia uma experiência online semelhante com pessoas de todo o mundo. Toda a situação foi bastante estranha e relatada em uma matéria da Vice.

Reprodução/ViceReprodução/Débora Lopes (Vice)

3 - Tamanho não é documento

Outra reportagem que viralizou na internet foi a do mundo dos homens com micropênis. Com menos de 6,3 centímetros quando flácidos, os casos de micropênis são raros, mas causam problemas de baixa autoestima nos afetados. O assunto voltou ao site um pouco depois, mas dessa vez, com boas notícias para os donos de genitálias modestas.

4 - Vídeos memoráveis

O ano era 2007 e, se você tinha acesso à internet na época, provavelmente se deparou com o vídeo 2 Girls 1 Cup. O trailer, que juntava duas mulheres, um copo e... fezes, foi muito compartilhado como uma forma de trollar os amigos e familiares. A reportagem da Vice relembrou que o vídeo rendeu alguns dos primeiros reacts da internet.

5 - Juventude em crise

Ultimamente, bastante tem se falado sobre os “celibatários involuntários”, ou incels, como são mais conhecidos. Em 2019, a Vice abordou o assunto na reportagem A tristeza infinita dos incels: um retrato da juventude em crise no Brasil. O texto escancara várias questões complexas que podem levar os jovens por esse caminho, como as crises econômica e política no país.

6 - Cocozão de Ponta Grossa

Por fim, como esquecer da matéria que tornou o cocô de Ponta Grossa famoso? O monumento da cidade paranaense ficou em evidência em meados de 2018 e atraiu visitantes curiosos para conferir a estrutura em formato  não proposital  de cocô. Como a própria reportagem explica, o Monumento Campos Gerais foi uma homenagem às formações rochosas da cidade. O resultado, porém, não deu muito certo.

cocozão de Ponta GrossaReprodução (Henry Milléo/Gazeta do Povo)

E aí, qual reportagem da Vice mais te marcou?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.