Apps do Microsoft 365 estão migrando para o domínio cloud.microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Apps do Microsoft 365 estão migrando para o domínio cloud.microsoft
Imagem: Microsoft/Reprodução

A Microsoft anunciou quarta-feira (26) que está começando a reduzir as centenas de domínios onde vivem os seus serviços em nuvem para um endereço único, o cloud.microsoft. Embora aparentemente simples, a medida pode trazer alguns ganhos administrativos, como redução de solicitações de login, redirecionamentos e atrasos na navegação.

Para exemplificar o que chamou de “fragmentação”, o Blog do Microsoft 365 trouxe uma nuvem de nomes da empresa, mostrando alguns dos domínios que os usuários têm que lidar no dia a dia. São tantos que acaba se tornando confuso encontrar determinado serviço se você não o tiver memorizado ou anotado em uma etiqueta adesiva.

Nuvem de palavras da Microsoft com dezenas de URLs diferentes.Nuvem de palavras da Microsoft com dezenas de URLs diferentes.Fonte:  Blog do Microsoft 365 

Vantagens de um domínio unificado

Ter um domínio único implica em algumas vantagens para os usuários em geral, desde os administradores (que terão listas de permissões mais curtas para personalizar) até os desenvolvedores, que passarão a atuar em um ecossistema mais estreito e integrado do Microsoft 365.

Para isso, bastará apenas colocar na URL o nome do produto seguido do domínio "cloud.microsoft". Como mostrado no GIF da empresa abaixo, teremos apenas variações, como “outlook.cloud.microsoft” ou “teams.cloud.microsoft” conforme o aplicativo desejado. Certamente, muito mais clean.

GIF animado de uma barra de endereços girando por URLs com domínio único.GIF animado de uma barra de endereços girando por URLs com domínio único.Fonte:  Microsoft/Reprodução 

A princípio, alerta a Microsoft, serão implantados no domínio único apenas os “net-new services”, aqueles que permitem criar aplicativos escaláveis, como o Azure Functions. Quanto aos aplicativos já em uso, a transição ocorrerá “em um ritmo mais lento”. Seja como for, "na maioria dos casos, nenhuma ação do cliente será necessária", diz a Microsoft. Isso porque o *.cloud.microsoft" já foi adicionado à lista oficial de URLs e endereços IP do Office 365.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.