menu
Logo TecMundo
Internet

Patente da Sony que 'obriga' usuários a falar nome de marcas viraliza

A Sony fez o registro da patente em 2009, mas o assunto viralizou nos últimos dias; entenda a tecnologia esquisita!

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

schedule10/01/2023, às 15:18

Patente da Sony que 'obriga' usuários a falar nome de marcas viralizaFonte:

Imagem de Patente da Sony que 'obriga' usuários a falar nome de marcas viraliza no tecmundo

Uma patente da Sony que “obriga” a pessoa a dizer o nome da marca para encerrar comerciais viralizou nos últimos dias. Apesar de ter sido registrado em 2009, o “Sistema para converter comerciais de televisão em videogames interativos em rede” virou assunto nas redes sociais.

De acordo com o Google Patents, a ideia é um método interativo entre usuários e marcas que faz com que as pessoas sejam ativas no consumo de vídeos promocionais. Com ele, as publicidades podem se tornar até minijogos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A ferramenta integra não somente os televisores, mas serve para outras fontes de transmissão e streaming e oferece diversos métodos de entrega de conteúdo para quem está assistindo algum programa, evento, show, esporte e etc.

SonyA patente da Sony é uma espécie de central multimídia

O “Sistema para converter comerciais de televisão em videogames interativos em rede” é um ecossistema completo que oferece aos anunciantes uma gama de formatos de anúncios. Dentre eles, um comercial pode ser sobreposto em um programa ao vivo, permitindo que a pessoa jogue enquanto assiste o seu show favorito, por exemplo.

Mas foi justamente um formato específico de interação que chamou a atenção da internet. Uma das possibilidades elencadas pelo sistema é colocar sensores de voz nos televisores para que um comercial só seja encerrado caso a pessoa repita o nome da marca.

Viralizou no Twitter

O registro de 2009 da Sony viralizou principalmente por causa de um tweet. Contando na tarde desta terça-feira (10) com mais de 50 mil curtidas e 3 mil comentários, o usuário colocou uma imagem que explica o uso da ferramenta.

A ilustração mostra justamente uma pessoa sentada em frente a televisão, vendo um filme, quando de repente a atração é interrompida por um comercial de hamburger. O longa-metragem só é retomado quando o telespectador grita “McDonald’s” no meio da sala.

Confira, abaixo, a publicação e as brincadeiras com a patente no mínimo esquisita da empresa japonesa:

— Marques Brownlee (@MKBHD) January 10, 2023 — u m a m i (@u_m_a_m_i) January 9, 2023 — Shae Reloaded (@judgementshae) January 10, 2023 — Baka Ojan (@ojanonim) January 10, 2023
— The lad (@apschiavi) January 10, 2023 — fragglemeat (@fragglemeat) January 10, 2023